Início Empresa de energia solar de grande porte no Brasil perde 17 mil reais por falta de monitoramento do sistema fotovoltaico e cria aplicativo

Empresa de energia solar de grande porte no Brasil perde 17 mil reais por falta de monitoramento do sistema fotovoltaico e cria aplicativo

12 de maio de 2022 às 14:43
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Energia solar, monitoramento, painel solar
Manutenção constante do sistema fotovoltaico pelo técnico evita prejuízos | Fonte: Canva Pro




Falta de monitoramento faz empresa do ramo de energia solar sofrer um prejuízo de 17 mil reais

Quem trabalha com energia solar ou tem na sua residência, precisa se preocupar com monitoramento da geração dos sistemas fotovoltaicos para não ficar no prejuízo. É o que aponta Jessé Silva, um dos diretores da Entec Solar. Essa grande empresa possui mais de 1.000 projetos de painéis solares ativos no Brasil e perdeu uma economia de 17 mil reais por falta de monitoramento constante das redes. Ele conta ainda que o sistema fotovoltaico estava funcionando normalmente, mas que o relógio parou e deixou de registrar 21 Kwh/mês. Dessa forma, pela falta do monitoramento ambíguo, entre sistema e concessionário, o erro foi percebido muito tarde e já não houve chance de reverter a perda.

Após o prejuízo sofrido pela empresa, Jessé orienta que o consumidor e as usinas devem estar atentos e buscar sistemas de monitoramento para evitar sustos no final do mês com o menor abatimento dos créditos na conta de energia elétrica. Mas afinal, qual o objetivo do sistema de monitoramento? Promover maior eficiência dos sistemas fotovoltaicos e potencializar a geração de energia renovável.

Artigos recomendados

Entenda melhor como funciona o monitoramento do sistema fotovoltaico com o vídeo a seguir

O monitoramento do Sistema Fotovoltaico é essencial para economizar na hora de pagar a conta de energia elétrica | Fonte: Blue Sol Energia Solar

Pensando em ajudar outras pessoas a evitar prejuízos, a empresa Entec Solar lançou um aplicativo de monitoramento

Com esse prejuízo, a empresa percebeu que um sistema de monitoramento 24 horas seria a forma ideal de evitar novas perdas como essa e então direcionou seus esforços para criar um novo aplicativo com essa função. Ele tem como objetivo principal ajudar na checagem e monitoramento do sistema fotovoltaico e de créditos na concessionária.

Sendo assim, o aplicativo faz análises constantes do sistema gerando relatórios e métricas e também alertas automáticos sobre problemas de funcionamento que podem resultar em perda de créditos. Dessa forma, a tecnologia se torna aliada do usuário, ao analisar métricas que ele não entenderia o suficiente a ponto de identificar problemas de geração de energia solar. A figura abaixo traz o layout do app criado pelos desenvolvedores da Entec Solar.

Quais os benefícios do serviço de monitoramento da geração de energia solar?

Se você ainda não está convencido da importância do monitoramento na geração de energia solar, aqui vão mais alguns benefícios dessa prática:

  1. Fiscalização 24 horas: O app acompanha em tempo real as operações do sistema fotovoltaico de interesse, trazendo métricas sobre a eficiência e o funcionamento. A visualização é intuitiva e simples e permite a sinalização rápida e precisa de falhas, para que possam ser resolvidas a tempo de evitar perdas. Além disso, alertas automáticos são emitidos quando algo está errado, para que haja intervenção.
  2. Avaliação constante sobre a eficiência do sistema fotovoltaico: Como vimos, o aplicativo gera relatórios sobre a eficiência na geração de energia solar pelos painéis o que mostra ao usuário o total de créditos já acumulados no mês, nível de produção diária e horas de sol recebidas. Tudo isso na palma da mão, no seu smartphone, o que facilita demais o monitoramento.
  3. Menor chance de perdas: A instalação e manutenção de um sistema de geração de energia solar requer um grande investimento, para ser revertido a longo prazo, ou seja, em torno de 4 a 6 anos. No entanto, falhas ao longo da geração de energia pelo sistema fotovoltaico podem atrasar esse retorno do investimento. Nesse sentido, o uso do aplicativo permite manter a eficiência dos painéis para atingir o retorno no tempo estimado inicialmente. Além disso, ele disponibiliza um técnico para se deslocar até o local que apresentar algum problema em até 48 horas do alerta, evitando perdas.

Afinal, qual o preço de um serviço de monitoramento para sistema fotovoltaico?

Se você chegou até aqui, pode estar interessado em adquirir esse serviço de monitoramento para sua empresa ou residência e quer saber o preço, não é mesmo? A contratação do serviço se dá por meio de assinatura mensal, com um valor entre 55 a 250 reais mensais, para residências e comércios menores, e de 700 a 2500 reais mensais, para plantas maiores, variando conforme o projeto de cada cliente.

Algumas empresas podem também fornecer tipos de benefícios para clientes, conforme o plano contratado, o que reduz o valor do investimento necessário. Na Entec Solar, por exemplo, o cliente tem como cortesia uma limpeza anual dos painéis, o que custaria 700 reais se fosse feita isolada. É importante destacar que a manutenção do sistema fotovoltaico e seu monitoramento constante são essenciais para geração de energia solar com alta eficiência.


Relacionados
Mais recentes