Empresa alemã quer implantar usina de reciclagem e aproveitamento de resíduos sólidos no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
24-09-2021 13:18:22
em Indústria e Construção Civil
Alemã - empresa - reciclagem - usina a- resíduos sólidos Centro de produção da DIALLD – créditos: DIALLD /Reprodução

Com objetivo de dar um destino aos resíduos sólidos, autoridades do município de Castanhal se reuniram com a empresa alemã DIALLD para a construção de uma usina de reciclagem

Nesta quinta-feira (23), o representante da empresa DIALLD no Brasil, foi recebido por Paulo Titan, prefeito de Castanhal e também pelo atual presidente do Consórcio Intermunicipal sobre a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CONCISS). A empresa DIALLD, que possui sua sede na Alemanha, apresentou às autoridades uma proposta de financiamento e construção de uma usina de reciclagem e aproveitamento dos resíduos sólidos.

Leia outras noticias relacionadas

Usina de reciclagem de resíduos sólidos ajudará no crescimento econômico

De acordo com o Ênio Monteiro, vice-prefeito de Castanhal que também esteve presente no evento, é essencial ouvir propostas de várias empresas e conhecer algumas oportunidades positivas que já se tratam de realidade no exterior.

Segundo Ênio é necessário implantar uma usina de reciclagem de resíduos sólidos o quanto antes, observando propostas de soluções viáveis para que o município e toda a população cresçam economicamente sustentáveis.

Vale ressaltar que o CONCISS é composto por cinco municípios, são eles: Castanhal, Santa Isabel do Pará, Inhangapi, Santa Maria do Pará e São Francisco do Pará. Também participaram do evento, os secretários municipais: Adalberto de Moraes (SEMMA), Elienai Sousa (SEMAS), Gabriel Titan (SEMADA) e o prefeito de Inhangapi, Egilásio Feitosa.

Entenda como funciona uma usina de reciclagem de resíduos sólidos

A maior usina de reciclagem de RCD do Brasil está em Canoas – RS

Este tipo de usina tem seu funcionamento baseado na transição dos resíduos sólidos coletados. Geralmente esses materiais são papéis, plásticos, alumínios, vidros, entre outros. Na usina ocorre a transformação do que é considerado lixo em matéria prima e que pode ser utilizada na produção de vários produtos novos, que serão comercializados e encaminhados para sociedade, fazendo parte de um ciclo.

O funcionamento de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos se inicia com a recepção dos materiais que serão reciclados. Os materiais geralmente são coletados por catadores ou até mesmo por empresas especializadas no setor. Após recebidos, os materiais passam por um processo de separação de acordo com o tipo de resíduo que os compõe.

Após a separação, os materiais são prensados e finalmente são direcionados ou vendidos para diversas empresas que atuam em vários setores e precisam dos materiais para a fabricação dos seus produtos. Entretanto, vários produtos recicláveis, infelizmente acabam sendo retirados do processo de triagem, por conta do excesso de sujeira, presença de resíduos orgânicos e outros. Para que todo o processo funcione corretamente, é preciso uma maior conscientização da população em relação à separação de seu lixo de forma correta.

Conheça a DIALLD

No Brasil a Bio Energy Bradi é uma empresa que pertence ao grupo DIALLD – Bio energy Holding que ofertam soluções para problemas no meio ambiente em dois países e governos, sempre trabalhando para preservar o ambiente e transformar dificuldades em soluções tecnológicas e rentáveis por meio da promoção, implantação e aplicação de tecnologias de última geração que servirão de base para purificar o planeta terra ao máximo, convertendo águas residuais e resíduos em água limpa e energias renováveis, com emissões que não prejudicam o meio ambiente.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe