1. Início
  2. / Economia
  3. / Dilma Rousseff afirma que o Pré-sal está sendo descolonizado pelo atual governo: ‘’O desmonte da Petrobras é uma afronta aos interesses nacionais’’.
Tempo de leitura 2 min de leitura

Dilma Rousseff afirma que o Pré-sal está sendo descolonizado pelo atual governo: ‘’O desmonte da Petrobras é uma afronta aos interesses nacionais’’.

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/10/2020 às 10:59
Pré-sal - Dilma Rousseff - Petrobras
Ilustração do pré-sal
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A ex-presidente da República, Dilma Rouseff diz que o desmonte da Petrobras é uma afronta aos interesses nacionais e aponta que as grandes petroleiras estrangeiras já têm o controle sobre o pré-sal.  

“A Petrobras foi colocada como detentora de 30% de todos os blocos do pré-sal. Agora, não tem mais os 30%”, alerta. “Está sendo desnacionalizada e esquartejada”, afirma Dilma Rousseff.  

Leia também

Dilma Rousseff afirma que não se trata de privatização da Petrobras

“Tínhamos uma proposta de política industrial que tinha um elemento fundamental que era a cadeia de petróleo e gás na Petrobras. Sobretudo, porque o Brasil tinha descoberto durante o governo Lula as grandes reservas do pré-sal”, lembrou.  

“Existia a convicção de que o pré-sal era fundamental para a projeção do Brasil e para o desenvolvimento econômico e social do nosso povo”. Para a ex-presidenta Dilma Rousseff, o pré-sal era para ser considerado uma riqueza grande como a pátria. Mas está sendo entregue, de maneira silenciosa e sem alarde para outras grandes petroleiras estrangeiras, deixando o país vulnerável. “A Petrobras está sendo desnacionalizada e esquartejada”, adverte.

Pré-sal já está sendo controlado segundo Dilma Rousseff

A ex-presidenta Dilma Rousseff destacou que as grandes empresas internacionais de petróleo, como Chevron, Shell, ExxonMobile, já estão controlando o pré-sal. “A Petrobras foi colocada pelos nossos governos como detentora de 30% de todos os blocos do pré-sal. Mas, agora, não tem mais os 30%”, advertiu Dilma Rousseff.  

“A empresa participou, em dois leilões, de 2016 e 2020. De 24 blocos vendidos, levou cinco. Empresas estrangeiras arremataram 19”, destacou. Dilma integrou o grupo de trabalho, criado pelo governo Lula, para elaborar o novo marco regulatório do pré-sal, quando ocupava a Casa Civil da Presidência da República.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos