PROSUB é um sucesso! Marinha do Brasil lança o terceiro submarino Scorpène ao mar. Modelo é equipado com a mais alta tecnologia e possui vários armamentos.
No dia 27 de março, o terceiro dos quatro submarinos Scorpène do programa PROSUB foi lançado na base naval de Itaguaí, na presença do presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Presidente francês Emmanuel Macron. O Tonelero foi construído inteiramente no Brasil pela Itaguaí Construções Navais (ICN) devido aos anos de transferência de tecnologia bem-sucedida e parceria da Marinha do Brasil com o Naval Group.
Apenas algumas semanas após a entrega do Humaitá, o Tonelero foi lançado com sucesso em Itaguaí e em breve começará os testes de mar para ser entregue em 2025. O Angostura, o último submarino da série, será lançado em 2025.
O lançamento do submarino Scorpène demonstra o sucesso do programa PROSUB, que é uma extensão chave do acordo de cooperação de defesa estratégica franco-brasileiro assinado em 2008. Este programa oferece à Marinha do Brasil não só novas capacidades e contribui para sua ambiciosa estratégia Amazônia Azul, mas também possibilita que o Brasil dependa cada vez mais de uma base industrial nacional soberana.
- Cruzador nuclear pesado ‘Admiral Nakhimov’: gigante de 28 mil toneladas volta ao mar após 24 anos com arsenal de 200 mísseis
- Akaer fecha contrato milionário para produzir componentes do C-390 e do Praetor 600: participação em aviões que já conquistaram mais de 10 países!
- BYD Changzhou, com impressionantes 200 metros de comprimento, é o novo navio da BYD, projetado para transportar até 7.000 veículos
- Porto de Hamad, uma obra monumental que revolucionou a Logística, Engenharia e o Comércio Marítimo no Oriente Médio
Último submarino Scorpène da PROSUB deve ser lançado em 2025 e estrelar uma nova era da Marinha do Brasil
Segundo Pierre Éric Pommellet, presidente e CEO do Naval Group, o lançamento do submarino Scorpène é um marco essencial para a Marinha do Brasil, a ICN, o Naval Group e todos os seus parceiros. Esse feito é resultado do seu trabalho em comum para fazer do programa Prosub e sua transferência de tecnologia associada um sucesso.
Éric afirma que a empresa é honrada pelo alto nível de confiança que a Marinha brasileira depositou em sua experiência, e permanece totalmente comprometida em apoiar as suas demandas e contribuir para o desenvolvimento de uma forte indústria naval brasileira.
Equipes da ICN são treinadas para construção de submarinos
Os submarinos Scorpène do programa PROSUB são produzidos e montados no estaleiro construído em Itaguaí pela ICN. O Naval Group contribuiu com o programa transferindo tecnologia, fornecendo o arquivo de design do submarino, os equipamentos que compõem os submarinos e a assistência técnica para a ICN.
Equipes do estaleiro da ICN também foram treinadas em técnicas de construção de submarinos na França, como parte de um vasto programa de treinamento para soldadores, formadores, montadores de tubulações e eletricistas brasileiros.
O Naval Group selecionou e qualificou muitos fornecedores locais que se juntaram à sua cadeia de suprimentos para o contrato do PROSUB, contudo, também para outras oportunidades de negócios. Dessa forma, os parceiros da empresa podem acessar novos mercados, apresentando o know-how e a experiência adquiridos por meio do programa.
Submarino Scorpène é altamente furtivo e chega equipado com muita tecnologia
O Scorpène da Marinha do Brasil é um submarino moderno, de alta performance e furtivo. Robusto e durável, é um veículo oceânico também desenvolvido para operações em águas rasas. Multi propósito, cumpre todo o escopo de missões como Guerra Antissuperfície e Antissubmarino, operações especiais e coleta de inteligência. Extremamente furtivo e rápido, possui um nível de automação operacional que possibilita um número limitado de tripulantes, reduzindo os custos operacionais.
Sua operação em combate é destacada pelo fato de possuir 6 tubos lançadores de armas, 18 armas (torpedos, mísseis). O submarino Scorpène é equipado com a última geração do sistema de combate SUBTICS, que atende aos crescentes desafios das missões de submarinos modernos em águas azuis e rasas em todo o domínio da guerra submarina.
Altamente modular e escalável, SUBTICS pode ser integrado tanto em novas plataformas quanto como parte de programas de modernização para submarinos existentes.