A companhia espera que, com o investimento, sejam gerados 1 milhão de kWh de energia solar todos os anos, de modo a torná-la autossuficiente na produção de energia renovável
Neste mês de julho, a empresa paranaense Expresso Princesa dos Campos (EPC) realizou investimento de R$ 3 milhões para a obtenção de 1,3 mil placas solares e 15 inversores fotovoltaicos, visando à ampliação do uso de energia solar em suas garagens e terminais.
Sob esse viés, os equipamentos estão sendo instalados nos terminais de cargas e garagens das unidades da empresa nos municípios de Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Guarapuava, localizados também no Paraná. O investimento fará com que a companhia se torne a primeira do setor de transporte rodoviário de passageiros e cargas no Brasil a ser completamente autossuficiente na produção de energia limpa.
Energia solar gerada abastecerá não só as unidades da EPC, mas também 38 unidades consumidoras, além de reduzir as taxas de emissão de carbono para o meio ambiente
As placas solares serão espalhadas por cinco usinas de geração de energia solar, situadas nas quatro principais cidades onde a Princesa dos Campos exerce as suas atividades. Duas dessas usinas encontram-se no município de Ponta Grossa, sede da empresa. Além de abastecer as garagens e terminais das unidades da EPC, a energia lá produzida será também aproveitada por 38 unidades consumidoras, que receberão o excedente gerado nesses locais.
- Avanço surpreendente na energia solar! Molécula inédita armazena energia por meses, criando uma solução revolucionária que possibilita o uso de energia à noite e durante o inverno
- Nova lei do governo ameaça setor de energia renovável no Brasil, podendo afetar 1,8 MIL empregos e prejuízo de R$ 200 MILHÕES por ano
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Energia solar no Brasil: Como a revolução fotovoltaica vai criar 3,5 milhões de empregos e alavancar a economia até 2030!
Espera-se que, com o investimento, 1 milhão de kWh de energia solar sejam produzidos todos os anos nas usinas fotovoltaicas, mesma quantidade também geralmente consumida por cerca de 600 residências familiares. A energia limpa gerada possibilitará, além do abastecimento para a EPC, uma diminuição de 2,6 toneladas de carbono liberadas no meio ambiente em um período de 20 anos.
A EPC promove, em adição ao novo investimento, um série de ações com foco na prática da sustentabilidade
O novo investimento da Princesa dos Campos é apenas parte de uma série de ações da companhia voltadas à prática da sustentabilidade. No ano passado, a EPC promoveu testes para a realização de viagens intermunicipais com ônibus elétrico, tornando-se a pioneira neste ramo no Brasil.
Já em 2022, a empresa colocou à disposição da frota de cargas e encomendas um veículo Renault Kangoo, que é 100% elétrico, para o cumprimento de entregas na região de Curitiba. O automóvel apresenta uma bateria Z.E. 33 (33 kWh de energia), associada a um motor de 44 kW, o que permite que haja a vantagem da autonomia de até 200 km rodados sem a necessidade de recarregamento. Agora, com a aquisição das placas solares e inversores, o abastecimento do veículo poderá também ser feito com o uso da energia solar.
De acordo com o CEO da EPC, Gilson Barreto, a Princesa dos Campos está se preparando para os desafios do futuro, ao mesmo tempo em que acompanha as tendências da atualidade. O executivo destaca, ainda, que o objetivo da empresa é aliar a energia limpa e sustentável com a mobilidade, contribuindo com o meio ambiente e, por conseguinte, com a qualidade de vida da população.
Outra medida adotada pela EPC em favor da sustentabilidade foi, além de possuir frota própria para o transporte de cargas, utilizar também os bagageiros dos ônibus para levar as encomendas aos destinos demandados. Com isso, o seu intuito é otimizar o prazo da entrega, aproveitando o espaço disponível nos automóveis para a realização de apenas uma viagem, o que também contribui para a redução do carbono liberado para o meio ambiente.