A gigante de petróleo e gás Chevron encerrou a produção em seu campo operado de Tamar, localizado na costa de Israel, em meio ao aumento da violência e das tensões na região.
Em um e-mail para a Offshore Energy, um porta-voz da Chevron confirmou que a empresa fechou e despressurizou a plataforma Tamar de acordo com as instruções recebidas do Ministério da Energia do país.
Leia também
De acordo com um relatório da Reuters, Israel realizou centenas de ataques aéreos em Gaza na quarta-feira e militantes palestinos dispararam vários foguetes em Tel Aviv e na cidade de Beersheba, no sul, nas hostilidades mais intensas da região em anos.
O porta-voz afirmou: “Estamos monitorando de perto a situação e nos concentrando no fornecimento seguro e confiável de gás natural para o benefício do mercado interno israelense e para nossos clientes regionais”.
-
Coca-Cola fecha fábrica, afeta 85 trabalhadores e encerra operação de mais de 100 anos em decisão que mexe com uma cidade inteira, envolve realocações, logística e um impacto histórico que vai além dos refrigerantes nos EUA
-
Após romper com o sócio que faturava milhões, Bianca Andrade pôs R$ 30 milhões do próprio bolso na Boca Rosa, lançou mais de 100 produtos sozinha em um ano e agora mira R$ 400 milhões em 2026, rumo ao bilhão
-
Belo Horizonte vira a primeira cidade do país a pagar aluguel, água e luz para tirar 100 famílias da rua pelo método Moradia Primeiro, com R$ 4,5 milhões para o recomeço
-
Brasileiro entra no consórcio sonhando com a casa própria, mas pode passar anos pagando parcela e aluguel ao mesmo tempo; simulação mostra que custo chega a R$ 707 mil após uma década de espera e supera financiamento de R$ 704 mil
A Chevron assumiu o campo de gás Tamar e Leviathan após a aquisição da Noble Energy em outubro de 2020.
O campo de Leviathan, o maior de Israel, iniciou a produção em 2019. O gás é exportado para a Jordânia e Egito, bem como fornecido ao mercado local.

O porta-voz acrescentou: “Continuamos a fornecer aos clientes a partir da plataforma de Produção Leviathan e a trabalhar com os clientes e os órgãos reguladores relevantes para garantir que os fornecimentos de gás natural continuem de forma segura e fiável”.
Recentemente, houve relatos de que um dos sócios no campo Tamar, Delek Drilling, está em negociações para vender sua participação no campo por até US $ 1,1 bilhão.
Vale a pena notar que a Delek Drilling assinou um acordo do setor de gás natural com o governo israelense há vários anos, que o obriga a vender todas as suas participações no campo de gás Tamar até dezembro de 2021 porque também possui uma participação de 45,34 por cento no campo de gás Leviathan .
Esse acordo possibilita a abertura do setor à concorrência. A empresa já vendeu parte de suas participações para a Tamar Petroleum e Everest.
