Chevron fecha campo de gás Tamar em meio a distúrbios em Israel

Paulo Nogueira
por
-
14-05-2021 07:23:46
em Economia, Negócios e Política
Chevron Plataforma Tamar Israel Fonte: Tamar Petroleum

A gigante de petróleo e gás Chevron encerrou a produção em seu campo operado de Tamar, localizado na costa de Israel, em meio ao aumento da violência e das tensões na região.

Em um e-mail para a Offshore Energy, um porta-voz da Chevron confirmou que a empresa fechou e despressurizou a plataforma Tamar de acordo com as instruções recebidas do Ministério da Energia do país.

Leia também

De acordo com um relatório da Reuters, Israel realizou centenas de ataques aéreos em Gaza na quarta-feira e militantes palestinos dispararam vários foguetes em Tel Aviv e na cidade de Beersheba, no sul, nas hostilidades mais intensas da região em anos.

O porta-voz afirmou: “Estamos monitorando de perto a situação e nos concentrando no fornecimento seguro e confiável de gás natural para o benefício do mercado interno israelense e para nossos clientes regionais”.

A Chevron assumiu o campo de gás Tamar e Leviathan após a aquisição da Noble Energy em outubro de 2020.

O campo de Leviathan, o maior de Israel, iniciou a produção em 2019. O gás é exportado para a Jordânia e Egito, bem como fornecido ao mercado local.

Plataforma Leviathan; Fonte: Noble Energy

O porta-voz acrescentou: “Continuamos a fornecer aos clientes a partir da plataforma de Produção Leviathan e a trabalhar com os clientes e os órgãos reguladores relevantes para garantir que os fornecimentos de gás natural continuem de forma segura e fiável”.

Recentemente, houve relatos de que um dos sócios no campo Tamar, Delek Drilling, está em negociações para vender sua participação no campo por até US $ 1,1 bilhão.

Vale a pena notar que a Delek Drilling assinou um acordo do setor de gás natural com o governo israelense há vários anos, que o obriga a vender todas as suas participações no campo de gás Tamar até dezembro de 2021 porque também possui uma participação de 45,34 por cento no campo de gás Leviathan .

Esse acordo possibilita a abertura do setor à concorrência. A empresa já vendeu parte de suas participações para a Tamar Petroleum e Everest.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.