Petrobras vai licitar para explorar petróleo e gás em Israel

 

O ministro da Energia de Israel disse no domingo que a petrolífera estatal brasileira Petrobras participará de uma licitação para explorar petróleo e gás nas costas de Israel

A  Petrobras está considerando explorar petróleo e gás no mar de Israel, esta decisão poderá ser anunciada durante a visita de quatro dias à Israel pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que começou ontem(31). A possibilidade da Petróleo Brasileiro SA (como a empresa é formalmente conhecida) de participar do mais novo leilão israelense de blocos offshore foi levantada durante uma reunião em Houston no início deste mês entre o ministro da Energia israelense Yuval Steinitz e seu homólogo brasileiro Bento Albuquerque, disse o jornal israelense Calcalist.

O gabinete de Steinitz se recusou a comentar o relatório.

A Petrobras não quis se pronunciar a cerca deste assunto no momento

Uma série de grandes descobertas de gás ao largo de Israel e nas águas do Mediterrâneo Oriental nas proximidades na última década fizeram de Israel muito cobiçada,  com potencial lucrativo para grandes empresas de energia.

Israel está ofertando 19 novos blocos offshore para empresas de petróleo e gás. Um leilão anterior provocou ofertas de apenas dois grupos de empresas, e o Ministério da Energia disse que espera mais competição desta vez, conforme as condições melhorem.

A Exxon Mobil Corp, em uma grande mudança de política, também está considerando licitações no leilão.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.