MENU
Menu
Início Punch Powertrain, um parceiro regular de fabricantes como BMW, General Motors e Stellantis, desenvolve tecnologia revolucionária que permite transformar motores de combustão a diesel para hidrogênio

Punch Powertrain, um parceiro regular de fabricantes como BMW, General Motors e Stellantis, desenvolve tecnologia revolucionária que permite transformar motores de combustão a diesel para hidrogênio

5 de abril de 2022 às 09:37
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
General Motors - GM - Volkswagen - Ford - Toyota - produção - emprego - fábrica - SP - Gol - Voyage - Golf - Chevrolet - motor V8
Chevrolet Silverado HD

Empresa está trabalhando para converter o poderoso motor de combustão a diesel Duramax de 6,6L, da General Motors, em um motor limpo e com queima de hidrogênio.

A ideia de usar hidrogênio como combustível goza de um apoio crescente na indústria automotiva, porque, entre outras vantagens, permite que você continue usando motores de combustão interna devidamente adaptados. Se há alguns dias a Yamaha presenteou o mundo com o primeiro V8 movido a hidrogênio, hoje iremos apresentar o projeto da Punch Powertrain, um parceiro regular de fabricantes como BMW, General Motors ou Stellantis, de converter motores a diesel em uso de hidrogênio.

Leia também

O carro elétrico movido à bateria é o futuro da indústria automotiva, mas infelizmente a realidade está mostrando que esta afirmação é aplicável apenas ao transporte leve. No transporte pesado, não é possível aplicar propulsão elétrica movida à bateria, pelo menos não com a tecnologia atual, e é por isso que o uso de hidrogênio foi descoberto como a melhor fórmula para reduzir as emissões deste setor e até mesmo das aplicações marítimas.

General Motors usa o poderoso motor Duramax V8, que oferece 445 hp e 910 lb-ft em suas caminhonetes mais potentes, como a Chevrolet Silverado HD e o GMC Sierra HD

A Automotive News Europe falou recentemente com o engenheiro belga Guido Dumarey, fundador e CEO do Punch Group. Uma dessas instalações – um complexo de engenharia de trem de força em Turim, Itália, que a Punch comprou da General Motors após sua retirada do mercado europeu – está trabalhando para converter o poderoso motor diesel Duramax de 6,6L da GM, em um motor limpo e com queima de hidrogênio.

Lembrando que a General Motors usa o motor Duramax V8, que oferece 445 hp e 910 lb-ft em suas caminhonetes mais capazes, como a Chevrolet Silverado HD e o GMC Sierra HD.

Além de comprar o complexo de Turim da GM, o Punch Group também obteve os direitos de fabricar e vender o Duramax V8 de 6,6 litros em qualquer mercado fora dos EUA. Curiosamente, no entanto, uma vez que esses motores são convertidos em hidrogênio em queima, eles podem ser vendidos em qualquer lugar do mundo, incluindo a América. Punch quer ir ainda mais adiante, anunciando sua intenção de iniciar a conversão de motores a diesel em hidrogênio em 2024, com ofertas menores a partir de 109 cavalos de potência; enquanto isso, o cachorro grande Duramax está no topo da pilha com 544 hp.

O Punch Group não é o único tentando converter motores de combustão para funcionar com hidrogênio. O elemento químico praticamente se tornou a única salvação para o motor de combustão tradicional, uma técnica na qual a Toyota e a Hyundai coreana também estão trabalhando, lutando para sair na frente ao apresentar uma novidade tão importante, o que significará uma alternativa aos carros elétricos movidos à bateria e a células de combustível de hidrogênio.

Os desafios técnicos de converter o motor à combustão a diesel em um de hidrogênio

O chefão da Punch Group admite que há muitos obstáculos técnicos a serem superados. Por exemplo, ele diz, “o hidrogênio queima sete vezes mais rápido que o diesel, então você precisa diminuir a temperatura na câmara de combustão” para uma combustão adequada. “A injeção de água é uma tecnologia comprovada para fazer isso, mas um efeito colateral negativo é que isso cria corrosão.”

Motor diesel Punch Duramax movido a hidrogênio

Depois, há a questão da lubrificação, que é “outro problema potencial para um motor que tende a estar muito seco”, diz Dumarey. “A lubrificação por pulverização é a única solução.”

O resto do motor diesel GM Duramax precisa de relativamente pouco para efetivamente ficar sem hidrogênio, de acordo com Dumarey. Isso inclui algumas pequenas mudanças na cabeça do cilindro e, é claro, uma reformulação dos sistemas de injeção e controle.

Punch Group está trabalhando na conversão de motores a diesel em vez de motores de combustão à gasolina para operar hidrogênio

Quanto ao motivo pelo qual o Punch Group está trabalhando na conversão de motores a diesel em vez de motores de combustão a gasolina para operar hidrogênio, há duas razões principais: acessibilidade – porque, como já citado acima, a Punch já detém o direito de vender o diesel Duramax de 6,6L em todos os lugares, exceto nos EUA – e durabilidade. “Os diesels modernos são projetados para durar 350.000 km”, explica Dumarey, “enquanto os motores a gasolina [são] projetados para durar cerca de 250.000 km”. E Dumarey prevê que, à medida que mais e mais países reduzem as emissões de transporte, limitando ou proibindo a venda de novos veículos de combustão interna, mais usinas a diesel em toda a Europa inevitavelmente aparecerão à venda.

Então, veremos um motor diesel Punch Duramax movido a hidrogênio no mercado norte-americano Chevrolet Silverado HD ou GMC Sierra HD? É uma possibilidade; o Punch Group não tem os direitos do diesel 6.6L Duramax nos EUA, mas tem os direitos dos EUA para sua versão movida a hidrogênio, e a taxa presumivelmente baixa pode significar que não faria sentido para a GM desenvolver e fabricar seu próprio Duramax V8 movido a hidrogênio diferente.

Nenhum dos motores a hidrogênio da Punch pousará em veículos leves de passageiros tão cedo. Dumarey não acredita que haja um caso convincente como uma solução de emissões de veículos leves por causa do tanque de combustível de hidrogênio. Embora leve, é grande o suficiente para que a embalagem se torne um desafio. É por isso que até agora vimos um foco em veículos com células de combustível de hidrogênio em grandes caminhões comerciais.

“Embora o peso do tanque seja uma fração de uma bateria – cerca de 50 kg versus várias centenas de quilos para as baterias – o tanque requer um espaço de aproximadamente 100 litros”, diz Dumarey. “Este é um desafio significativo de embalagem se você quiser abrigar o tanque no porta-malas de um sedan. É ainda mais problemático com hatchbacks.”

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR