MENU
Menu
Início Na contramão da Ford, que interrompeu produção de veículos e fechou todas as fábricas no Brasil, a multinacional Volkswagen ultrapassa cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia

Na contramão da Ford, que interrompeu produção de veículos e fechou todas as fábricas no Brasil, a multinacional Volkswagen ultrapassa cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia

8 de abril de 2022 às 08:25
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
volkswagen - ford - bosch - produção - baterías - carros elétricos - caminhões - ônibus
Funcionários em fábrica da Volkswagen

Volkswagen Caminhões e Ônibus já colhe frutos do seu investimento bilionário e cresce em meio à crise mundial, faturando contratos para exportar veículos fabricados no RJ para a Ásia

Na contramão da Ford, que encerrou produção de veículos e fechou fábricas no Brasil, a montadora Volkswagen ingressa no mercado asiático e ultrapassa os cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia. Ampliação do quadro faz parte da expansão com investimentos de R$ 2 bilhões até 2025. Recursos da multinacional vão para internacionalização e desenvolvimento de veículos mais sustentáveis VW Caminhões e Ônibus.

Leia também

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fechar o ano com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular. Desse total, mil profissionais foram contratados desde o início da pandemia, o que representa um crescimento de mais de 25% em seus quadros.

Fábrica da VW Caminhões e Ônibus volta a operar a todo o vapor para fazer frente à demanda dos clientes em 2022

A fábrica da VW Caminhões e Ônibus volta a operar com um segundo turno completo de produção para fazer frente à demanda dos clientes em 2022. O objetivo é também garantir a sustentabilidade do ganho de participação de mercado que a empresa tem registrado nos últimos meses, chegando a responder a cerca de 30% dos emplacamentos de caminhões novos e aproximadamente 27% em ônibus no Brasil.

“Demos início à nossa operação em Resende há 25 anos com apenas cem colaboradores. Hoje superamos os cinco mil profissionais, que vão muito além da produção dos caminhões e ônibus Volkswagen em circulação em mais de 30 países ao redor do mundo. Construímos aqui nosso centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que é referência mundial. Abrigamos em nossoa fábrica o maior polo de eletromobilidade da América Latina e continuamos expandindo nossos negócios”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A VWCO e as empresas do Consórcio Modular acabam de concluir a última onda de contratações de 2021. Ao longo do ano, 550 novas vagas foram preenchidas. As oportunidades, como explica Cortes, não se limitaram à produção. A montadora vai investir R$ 2 bilhões até 2025 e parte desses recursos já movimentam sua operação no exterior. Internacionalização ganha força com VW e-Delivery

Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen venderá seus veículos na Ásia

O VW e-Delivery, inédito caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina, começa a sua fase de testes em outros países do continente. A partir do primeiro trimestre de 2022, a montadora inicia um programa em parceria com importadores para preparar sua chegada comercial ao redor da região.

Todas as unidades são exportadas da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. VWCO estreia na Ásia com montagem local. Na mira da Volkswagen Caminhões e Ônibus, não está apenas a ampliação de seu portfólio em mercados já ocupados pela marca.

Pela primeira vez em sua história, a empresa venderá seus veículos na Ásia, tendo as Filipinas como sua porta de entrada, através da parceria com um importador local, a MACC, que será responsável também pela montagem de ônibus VW no país. Os caminhões seguirão exportados a partir da fábrica do Brasil.

Ao todo, serão dez modelos ofertados ao mercado filipino, das famílias Delivery e Constellation para caminhões e Volksbus para ônibus, com configurações customizadas à aplicação nacional pela Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, dentro do conceito sob medida. As primeiras 40 unidades já estão vendidas e contarão com oito pontos de atendimento pelo país.

VWO inaugura o Delivery Express+, veículo ganhou mais potência, economia de até 5% em combustível, além de atender à norma de emissões que entrou em vigor no Brasil, o Proconve P-8

Preparadas para o futuro do mercado brasileiro, as novas tecnologias da VWCO vão muito além dos elétricos e da conectividade. Com as recentes contratações, a empresa também se prepara para atender à próxima norma de emissões a entrar em vigor no Brasil, o Proconve P-8. O primeiro veículo a inaugurar o portfólio da marca nessa legislação será o Delivery Express+, que se enquadra na categoria de comerciais leves, para a qual a regra vale a partir do próximo mês de janeiro.

As vantagens, no entanto, vão além do enfoque ambiental: o veículo ganhou mais potência e uma calibração exclusiva em seu motor. Suas evoluções e melhorias técnicas podem resultar numa economia de até 5% em combustível, desenvolvidas pela Engenharia da montadora para produção do motor pela FPT. “É nossa missão na Volkswagen Caminhões e Ônibus entregar sempre produtos cada vez mais eficientes, do ponto de vista ambiental e também financeiro. Nossos últimos lançamentos corroboram essa estratégia e agora damos mais um passo nessa direção. Seja nos modelos a diesel ou elétricos, em qualquer norma de emissão, vamos ter sempre a opção mais eficiente e com o melhor custo total de operação”, ressalta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

As gigantes Volkswagen e Bosch criam empresa para fabricação e produção de células de bateria de carros elétricos, e Europa tem chance única de se tornar potência global de bateria nos próximos anos

O Grupo Volkswagen e o Grupo Robert Bosch assinaram um memorando de entendimento ontem, 18 de janeiro de 2022, para explorar as possibilidades de soluções em escala industrial para fabricação de baterias na Europa. O memorando de entendimento correspondente foi assinado ontem por Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia e CEO da Volkswagen Group Components, e Rolf Najork, membro do Conselho de Administração do Robert Bosch Group e Presidente do Conselho Executivo da Bosch Rexroth.

As empresas visam fornecer toda a gama de processos e componentes necessários para a fabricação em larga escala de células e sistemas de bateria. A demanda em toda a indústria é enorme: somente na Europa, várias empresas planejam construir fábricas de células com uma capacidade anual total de cerca de 700 gigawatts-hora até 2030.

Para ambos os parceiros, essa aliança é mais um passo para desempenhar papéis de liderança no mundo da mobilidade eletrônica. A parceria se baseará em áreas complementares de especialização: Enquanto a Volkswagen é uma montadora em escala e está a caminho de se tornar um grande fabricante de células de bateria, a Bosch tem excelente know-how em automação de fábrica e integração de sistemas.

Europa tem a chance única de se tornar uma potência global de bateria nos próximos anos

Thomas Schmall comentou: “A Europa tem a chance única de se tornar uma potência global de bateria nos próximos anos. Há uma demanda forte e crescente por todos os aspectos da produção de baterias, incluindo o equipamento de novas gigafábricas. Volkswagen e Bosch explorarão oportunidades para desenvolver e moldar esta nova indústria multibilionária na Europa. Nossa decisão de nos envolver ativamente na integração vertical da cadeia de valor da fabricação de baterias explorará novos pools de lucros consideráveis. Estabelecer a criação de uma cadeia de suprimentos europeia, totalmente localizada para mobilidade eletrônica fabricada na Europa, certamente marca uma oportunidade rara na história dos negócios.”

Rolf Najork afirmou: “Junto com a Volkswagen, buscamos um caminho para industrializar os processos de produção de células de bateria com equipamentos padronizados. Temos os melhores pré-requisitos para isso: a Bosch não é apenas o maior fornecedor automotivo do mundo, mas também um dos principais fornecedores de equipamentos de fábrica. Entendemos como a tecnologia de bateria funciona e sabemos como fabricá-la. Com mais de 135 anos de experiência automotiva e nossa comprovada experiência em industrialização, queremos atender à crescente demanda por baterias. A indústria europeia tem o potencial de se tornar um impulsionador tecnológico para a transformação ecológica da economia.”

Volkswagen e Bosch formaram a unidade do projeto com o objetivo de preparar o estabelecimento da nova empresa até o final de 2022.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR