Início Carro voador movido à gasolina recebe aprovação em testes e já está pronto para voar

Carro voador movido à gasolina recebe aprovação em testes e já está pronto para voar

28 de janeiro de 2022 às 12:31
Compartilhe
Siga-nos no Google News
carro voador - caro a gasolina voador - carro-
“AirCar” passou por mais de 200 decolagens e aterrissagens e funciona a base de combustível comum – foto: Divulgação

E se um carro à gasolina comum pudesse se transformar em um carro voador? Essa é a proposta da Klein Vision, que desenvolveu um carro à gasolina voador que também pode ser utilizado em terra firme

Um carro comum que pode se transformar em um carro voador foi aprovado em testes de voo na Eslováquia. O carro à gasolina voador, que foi nomeado de AirCar, recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte Eslocava após realizar 70 horas de “testes de voo rigorosos”, de acordo com a Klein Vision, a empresa que desenvolveu o carro voador de modo duplo. Segundo um comunicado divulgado pela empresa, os voos de teste, que contaram com mais de 200 decolagens, foram compatíveis com os padrões da Agência Europeia de Segurança de Aviação (EASA).

Leia ouras notícias relacionadas

Carro voador movido à gasolina pode chegar ao mercado dentro de um ano

Carro voador é aprovado em testes e recebe certificação para voar | CNN PRIME TIME – Reprodução/CNN – Youtube

De acordo com a Klein Vision, os testes de voo desafiadores incluíram toda a gama de manobras de voo e desempenho, e demonstraram uma surpreendente estabilidade dinâmica e estática do carro voador quando está em modo aeronave. Será necessária uma licença de piloto para poder dirigir o veículo “híbrido”, e a empresa planeja colocar o carro voador movido à gasolina no mercado dentro de 12 meses.

Uma equipe de oito especialistas passou mais de uma década transformando conceitos de design em modelos matemáticos que tornassem possível a construção do protótipo do carro voador. De acordo com o cofundador da Klein Vision, Anton Zajac, o carro voador é movido por um motor BMW de 1,6 litros e é abastecido com os combustíveis vendidos em qualquer posto de gasolina.

O veículo pode voar a uma altitude máxima de 18 mil pés, o equivalente a 5,4 quilômetros. Em junho do último ano, o carro voador completou um voo de teste de aproximadamente 35 min entre os aeroportos de Nitra e a capital Bratislava, na Eslováquia. Após o pouso, o carro voador movido à gasolina se transformou em um carro comum novamente e foi conduzido pelas ruas até o centro da cidade.

Segmento de carros voadores pode gerar milhares de empregos ao redor do mundo

De acordo com o inventor do carro voador movido à gasolina e líder da equipe de desenvolvimento, Stefan Klein, a certificação entregue ao veículo abre portas para a produção em massa. Já Kyriakos Kourousis, presidente do Grupo de Especialistas em Aeronavegabilidade e Manutenção da Sociedade Aeronáutica Real, afirmou que se a empresa envolvida na certificação elaborar um plano de negócios, isso poderá chegar até a criação de um produto que poderá ir ao mercado.

Segundo o presidente, a escala ainda criará diversas oportunidades de emprego e abrirá a possibilidade de que novas tecnologias sejam criadas. Outros projetos deste tipo estão sendo desenvolvidos, como o PAL-V Liberty, um giroplano que também funciona como carro à gasolina. O veículo recebeu uma certificação completa (AESA), mas ainda falta a etapa final de demonstração conformidade.

Especialistas apontam que carros voadores podem substituir helicópteros

Kourousis afirma que a escolha de um motor à combustão, para o sistema de propulsão do veículo, foi provavelmente realizada baseada em tecnologia comprovada. O impacto ambiental pode ser substancial se o uso desse tipo de veículo for expandido, principalmente em ambientes urbanos.

É possível que possamos ver modelos totalmente elétricos ou pelo menos híbridos desse tipo, ou pelo menos parecido, em um futuro próximo, contribuindo com as metas de redução nas emissões de CO2.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes