Brasil precisará de energia renovável para evitar apagão em um futuro não tão distante

Valdemar Medeiros
por
-
25-10-2020 08:35:50
em Energia Renovável
Energia renovável – apagão – Brasil Energias renováveis

Não pense que apagão só acontece em filme, o nosso país precisa ampliar os esforços em energia renovável o quanto antes, em um futuro não tão distante o Brasil pode escurecer por sobrecarga nas matrizes energética.

Vale lembrar que em 2019 um apagão tirou a energia de todo o continente argentino e do Uruguai, afetando dezenas de milhões de pessoas em uma falha elétrica que as autoridades consideram sem precedentes em seu alcance e que poderia ser evitado com investimento em energia renovável.

Leia também

A causa do apagão na Argentina permaneceu sob investigação, quando a energia foi restaurada em grande parte para ambos os países. Grande parte da Argentina foi atingida por fortes chuvas no fim de semana, e a concessionária estatal do Uruguai, UTE, disse que alguns sistemas foram danificados pelas chuvas recentes e ainda precisam ser consertados.

PDE  –  Plano Decenal de Expansão de Energia para evitar apagão

A principal indicação para evitar apagão no Brasil é o PDE 2023, destacando o fato de que Brasil será grande produtor de petróleo mantendo a matriz energética limpa. 

O petróleo do Pré-Sal tornará o país grande produtor e exportador mundial em 2023, respondendo por 2/3 da produção nacional. Outro importante destaque é a significativa participação da energia renovável na geração elétrica nos próximos 10 anos. 

Destaca-se, no horizonte decenal, o expressivo crescimento da participação do parque eólico que deverá responder por mais de 10% da capacidade instalada em 2023, refletindo a competitividade desta fonte no horizonte decenal.

Precisamos aperfeiçoar a recuperação energética do Brasil  

Para que isso se torne real, o Brasil precisa eliminar cerca de 3 mil lixões, uma vez que estes causam grandes danos ambientais, se faz necessária  a substituição desses lixões por aterros sanitários regionais.  

A geração de energia renovável por meio dos resíduos sólidos também é um grande  incremento na oferta energética. Tendo os investimentos nos lugares certos o Brasil não apenas poderá evitar apagão em um futuro próximo, como também se tornar um país sustentável e com uma matriz energética composta por energia renovável.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.