Brasil assina acordo no programa espacial Artemis, da NASA, para exploração do espaço

Valdemar Medeiros
por
-
17-06-2021 11:54:55
em Economia, Negócios e Política
programa espacial - espaço - Ártemis Brasil assina acordo com os EUA para exploração espacial Créditos: br.usembassy.gov

Mostrando seu compromisso em garantir a exploração do espaço de forma sustentável, o Brasil é o último país a assinar os Acordo Artemis, da NASA, e também o único da América Latina.

O Brasil é o último dos 11 países a assinar o Programa Espacial Artemis, da NASA, que promove a exploração do espaço. O país é o único da América Latina que assinou o acordo até o momento. Veja ainda: General Motors vai construir um novo veículo lunar para a NASA usar durante suas próximas missões Artemis à Lua.

Leia também

Entenda para que serve a assinatura do Programa espacial da NASA, Artemis

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, assinou o acordo durante cerimônia que ocorreu no dia 15 de junho, em Brasília. Estiveram presentes, também, o presidente Jair Bolsonaro, o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e outras autoridades. O Brasil é o 12° país a assinar o documento para a exploração do espaço.

O país se junta à países que já assinaram o programa espacial, como a Austrália, Canadá, Japão, República da Coréia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e Ucrânia.

Outros países também pretendem aderir ao programa de exploração do espaço nos próximos meses ou anos, de acordo com a progressão dos trabalhos da NASA com seus parceiros internacionais, o que irá adicionar novas energias e recursos renováveis para garantir que todo o mundo possa se beneficiar do programa de exploração.

Pronunciamento das autoridades

De acordo com Pontes, a assinatura do Programa espacial Artemis é um ato histórico para o Brasil. Junto com outros países, o gigante da América do Sul terá a oportunidade explorar o espaço, a lua, e iniciar diversas outras possibilidades de cooperação internacional.

Ele afirma que o Brasil está promovendo um enorme esforço nacional, com o envolvimento da indústria espacial brasileira e do Governo. “Como ministro e também astronauta, é uma honra da minha parte assinar os Acordos Artemis para a exploração do espaço”.

De acordo com Bill Nelson, a NASA está ansiosa, desde dezembro do ano passado, quando pontes e Jim Bridenstine, ex-administrador da NASA, assinaram uma declaração das intenções em relação a uma possível cooperação no Programa Espacial Artemis.

Conheça os Acordos Artemis

Com o objetivo não só de estimular a exploração do espaço, o Artemis também visa melhorar as relações pacíficas das nações. Sendo assim, no cerne dos Acordo,s está a exigência de que todas as operações sejam feitas para fins pacíficos.

O Programa Espacial também fará com que a NASA leve a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024, anunciando um novo passo para a utilização e exploração do espaço. Enquanto a NASA está liderando o programa, as parcerias internacionais irão desempenhar um papel de suma importância para alcançar uma presença sustentável.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe