WEG fecha contrato com Centro Espacial de Alcântara (CEA) para armazenamento de energia solar

Valdemar Medeiros
por
-
06-05-2021 10:40:10
em Energia Renovável
WEG - energia solar - CEA - Alcântara Centro espacial de Alcântara – CEA – Fonte: Governo Maranhão

O Centro Espacial de Alcântara (CEA), em parceria com a AEG e a FAB, fechou contrato com a WEG para o fornecimento de um sistema completo de armazenamento de energia solar em baterias

Nesta semana, o Centro de Espacial de Alcântara (CEA), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Força Aérea Brasileira (FAB), fechou um contrato com a WEG que garante uma maior capacidade de geração e de armazenamento de energia solar na base de lançamentos em Alcântara, revolucionando a indústria renovável.

Leia também

Contrato do CEA com a WEG

O acordo do CEA – Centro Espacial de Alcântara prevê que a WEG forneça um sistema completo de armazenamento de energia solar em baterias de íons de lítio. Além disso, o contrato prevê para Alcântara o desenvolvimento do controle de uma rede que opera de maneira autônoma, as famosas microrredes, que serão alimentadas por diversas fontes de energia.

O contrato de microrrede será o primeiro fechado pela WEG em todo o mundo. De acordo com a WEG, o sistema que é conhecido como “BESS”, possui uma potência instalada de 1 megawatt (MW) e 1 megawatt-hora (MWh) de capacidade, irá ampliar a geração de energia da microrrede do CEA e dispersar o uso da energia solar, garantindo segurança, resiliência e qualidade no fornecimento de energia durante os lançamentos dos foguetes.

Além desses benefícios, o projeto de armazenamento de energia solar da WEG para Alcântara deve contribuir para a sustentabilidade, já que o uso do “BESS” irá eliminar o consumo de diesel. A previsão de operação do “BESS” está para abril de 2022.

WEG revoluciona indústria renovável junto ao Centro de Espacial de Alcântara

De acordo com Manfred Peter Johann, diretor superintendente de Automação da WEG, a companhia está mais do que preparada para o projeto e para o mercado de armazenamento de energia solar por baterias de lítio no Brasil.

Segundo ele, a empresa tem tradição no fornecimento do BESS no domínio internacional e, agora, está avançando no desenvolvimento de soluções para controle de microrredes, uma peça nova que está ganhando destaque no mercado.

Sobre o CEA

Localizada a 100 km da capital do Maranhão, São Luís, Alcântara é a região mais apropriada para o lançamento de foguetes e satélites, por conta de sua localização vantajosa. O Centro Espacial de Alcântara (CEA) completa 38 anos em 2021 e tem sido uma forte fonte de tecnologia e desenvolvimento para a região.

De acordo com Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara está ativo para estimular investimento e parcerias que são de benefício direto à qualidade de vida da população de Alcântara e ao Maranhão

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.