Menu
Início Avanço aeronáutico histórico: Overture, o supersônico, pode decolar em testes ainda em 2023

Avanço aeronáutico histórico: Overture, o supersônico, pode decolar em testes ainda em 2023

30 de novembro de 2023 às 11:09
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Avanço aeronáutico histórico, Overture, o supersônico, pode decolar em testes ainda em 2023
Foto: Boom Supersonic/Divulgação

Overture, o avião supersônico revolucionário que alcança 1.800 km/h e transporta 80 passageiros, pode realizar voos de teste ainda em 2023.

O projeto do avião supersônico Overture está avançando a cada dia e a estimativa é que o primeiro voo seja daqui a 4 anos, entretanto a fabricante Boom Supersonic possui outras metas até lá: a empresa quer fazer ainda este ano um teste com um modelo menor, mas, com a mesma capacidade de ultrapassar a velocidade do som. 

Experimento será realizado com outro modelo de avião supersônico

O experimento do Overture será realizado com o XB-1, modelo de testes com espaço apenas para o piloto. O avião foi certificado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos e passou por testes no motor e no sistema de combustível.

Artigos recomendados

Ainda não foi definida uma data para o voo do avião supersônico, entretanto, a decolagem deve ser feita do Porto Espacial e Aéreo de Mojave, na Califórnia. A pista é famosa por ter sido usada no primeiro voo supersônico da história, em 1947. O desenvolvimento do XB-1 possibilitou à Boom Supersonic adquirir dados que ajudarão na produção do Overture, que possui quase três vezes o comprimento do modelo de testes.

O XB-1 também indicou como a empresa pensa em segurança e ajudou no desenvolvimento de uma cultura de segurança rigorosa e forte na Boom. Caso o experimento do XB-1 seja bem sucedido, a empresa poderá avançar na produção do OVerture, que está previsto para começar já em 2025. Já a expectativa para o primeiro voo sem passageiros foi adiada para 2027.

Além da operação por empresas aéreas em mais de 600 rotas já planejadas por sua montadora, o Overture também deve ser usado para agilizar voos de políticos, médicos e militares.

Avião Supersônico Overture pode alcançar 1.800 km/h

O avião supersônico pode se tornar um sucessor do Concorde, avião supersônico que voou durante 27 anos até sair de operação em 2003. Entretanto, a nova aeronave não deve transportar passageiros antes de 2029.

A tecnologia e os materiais avançam o suficiente para que seja possível desenvolver aviões supersônicos mais rápidos e eficientes enquanto cuida do planeta. Além disso, as viagens de negócios e lazer continuam crescendo, e os viajantes estão dispostos a pagar por velocidade.

O Overture deve possuir o dobro da velocidade das aeronaves convencionais, chegando a 1.800 km/h quando estiver sobrevoando o mar. Em voos sobre o continente, a aeronave terá desempenho 20% maior, de acordo com a fabricante.

A duração de um voo de Miami a Londres, que atualmente é de aproximadamente 10 horas, cairia para aproximadamente 5 horas com o novo modelo. E a alta velocidade do avião supersônico não será incômoda para aqueles que estiverem dentro do avião, visto que a empresa afirma que o Overture ficará acima da maioria das áreas de turbulências, o voo será mais suave do que os das aeronaves atuais.

Overture entrega até 7.867 km de autonomia

A companhia afirma que o avião supersônico não será tão barulhento para regiões habitadas. Em geral, este tipo de aeronave gera um grande estrondo quando ultrapassa a velocidade do som devido à chamada pós-combustão, que não será usada pelo Overture.

A empresa também afirma que o avião entregará uma experiência de passageiro elevada. O modelo conta com capacidade para transportar até 80 passageiros.

São 61 metros de comprimento e 32 metros de largura, com 130 unidades já encomendadas pela American Airlines, United Airlines e Japan Airlines. O avião supersônico será produzido a partir de 2025 em uma fábrica que a Boom Supersonic está desenvolvendo no aeroporto da Carolina do Norte


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar