Após privatização, BR Distribuidora anuncia mudança de nome para Vibra Energia e afirma que não manterá seu foco apenas no mercado de combustíveis fósseis

Valdemar Medeiros
por
-
20-08-2021 12:34:03
em Indústria e Construção Civil
privatização - Br distribuidora - Vibra energia - combustíveis - energia renovável Nova marca reflete um novo momento da empresa, após a sua privatização. Créditos: Divulgação/Vibra Energia

Após privatização, BR distribuidora muda sua identidade visual e passa a ser Vibra Energia, mirando em outros mercados além dos combustíveis

A BR Distribuidora anunciou nesta quinta-feira (19) que mudará seu nome para Vibra Energia, em mais uma transição da companhia devido a sua privatização que aconteceu em julho de 2019. A distribuidora de combustíveis, que atualmente está em um processo de alteração organizacional e cultural, fez uma reforma considerável em sua identidade visual e não só isso, também há alterações na parte de estratégia de atuação da empresa, que recentemente entrou em novos setores e busca um encaixe no cenário energético, afirmando que a BR Distribuidora, não será apenas uma empresa de combustíveis.

Leia também

Mais de 40 anos de identidade visual

BRDT3 HOJE: BR Distribuidora pode SUBIR até 56% na Bolsa e muda nome para Vibra Energia

A BR Distribuidora, que agora é Vibra Energia, foi criada em novembro de 1971, com foco no mercado de distribuição de combustíveis derivados de petróleo e álcool carburante.

Na época, a primeira logo da empresa foi desenhada por Aloísio Magalhães (1927 – 1982), um grande designer que contribuiu com a criação da Escola Superior de Desenho industrial do Rio de Janeiro e é considerado um profissional da vanguarda na introdução do design moderno no país.

Cerca de 11 anos depois em 1982, a marca da BR Distribuidora foi modernizada, também pelas mãos de Aloísio Magalhães. Dessa vez, o logotipo da distribuidora de combustíveis, ganhou os contornos que possui nos dias atuais e que foram utilizados pela BR Distribuidora pelos últimos 40 anos.

Vibra Energia fala sobre a nova marca

Em comunicado ao mercado, a Vibra Energia, que recebeu o nome devido ao processo de privatização, afirmou que a nova marca tem como objetivo orientar o cliente a confiança que conecta, evolução constante e parcerias genuínas.

De acordo com a Vibra Energia, o nome e o design fazem referência ao movimento constante que é preciso para alavancar negócios e pessoas, sem abrir mão de remeter a um Brasil que realiza, faz e vai além.

Esse ainda não será o fim definitivo do “BR” da empresa de combustíveis. No mercado de veículos, a Vibra Energia é licenciada da marca Petrobras e continuará com a identidade visual e símbolo “BR”, produzindo uma rede com pelo menos 8,3 mil postos de combustíveis em todo o país.

Privatização da companhia

Em julho de 2019, a companhia recebeu a privatização com a venda do controle acionário na bolsa de valores, fazendo com que a BR distribuidora se tornasse uma empresa privada. A Petrobras, que realizou a venda, ainda manteve 37,5% das ações da companhia, sem descartar a venda desse restante.

De acordo com Roberto Castelo Branco, presidente da Petrobras na época, a empresa iria focar na exploração e produção de petróleo e gás, abrindo mão de outras operações, entretanto os planos foram mudados e a empresa também focará nas energias.

Um ano depois da privatização, em Julho de 2021, a Petrobras se desfez da parte restante das ações da companhia. Ao total foram vendidas mais 436 milhões de ações, movimentando um total de R$ 11,3 bilhões com fundo de investimentos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe