Com pista ampliada, estrutura para até 165 aeronaves e previsão de 700 empregos diretos, o aeroporto de Itajaí avança para atender a aviação executiva, desafogar Navegantes e ampliar serviços voltados a empresários, pilotos e turistas
O Aeroporto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, deve gerar cerca de 700 empregos diretos com a ampliação prevista até o fim de 2026, quando o espaço estará preparado para receber aeronaves maiores e ampliar a operação.
Ampliação da pista
O Aeroporto Campo Comandantes funciona há 15 anos, com pista de 1.000 metros de extensão por 18 de largura.
Agora, a estrutura será ampliada pela empresa Aruna Urbanismo, responsável pela nova fase do empreendimento.
-
Cansada de ver famílias dormindo na rua, São Paulo entregou microcasas de 18 m² mobiliadas e tirou 888 pessoas da rua: a Vila Reencontro virou a moradia social modelo para a população de rua
-
As hidrelétricas do Rio Madeira, como a de Jirau, vieram pela energia, mas agora a onda de seca derrubou 39% da pesca artesanal e esvaziou a mesa das comunidades ribeirinhas da Amazônia
-
A estrada de Zuluk tem 32 curvas em zigue-zague a 3.400 metros no Himalaia, nasceu como Rota da Seda em Sikkim e virou fronteira militar onde estrangeiro não passa
-
Rio de Janeiro recebe mais de R$ 5,5 bilhões em saneamento, inclui quase 1 milhão de moradores de comunidades na base formal de clientes e leva água, esgoto e comprovante de residência a regiões historicamente esquecidas pela infraestrutura urbana
Em entrevista ao ND Mais, os sócios da empresa disseram que a pista passará a ter 1.400 metros de extensão por 30 de largura. A previsão é que essa etapa fique pronta em até seis meses.
Com essa mudança, o local terá capacidade para receber cerca de 95% das aeronaves executivas que operam no Brasil, ampliando a estrutura do Aeroporto de Itajaí e abrindo espaço para novos serviços.
Empregos no aeroporto de Itajaí
Raphael Ferreira, sócio da Aruna Urbanismo, afirmou que cada aeronave exige uma cadeia de trabalhadores.
Ele citou funções como limpeza e manutenção e disse que há muita gente envolvida em cada operação.
Os cerca de 700 empregos previstos estão ligados à necessidade de manter o funcionamento do aeródromo ampliado. A expansão deve criar novos cargos voltados à rotina da estrutura.
Terminal e hangaragem
Além da pista, a empresa planeja construir uma recepção para passageiros da aviação executiva. O terminal, conhecido como FBO, será implantado na próxima fase do projeto.
A estrutura será voltada ao atendimento de passageiros e pilotos, com foco em conforto e serviços de alto padrão. O projeto prevê capacidade de hangaragem para cerca de 165 aeronaves.
Movimento e arrecadação
Os responsáveis afirmam que o empreendimento deve gerar impacto direto na arrecadação do município, já que serviços como abastecimento de aeronaves e manutenção geram ISS.
Atualmente, o aeródromo passa por melhorias e conta com sala VIP, abastecimento de aeronaves e espaço de apoio para pilotos. Segundo os responsáveis, o movimnento no local já triplicou desde o início das intervenções.
Operação executiva
A proposta do Aeroporto de Itajaí é atender exclusivamente a aviação executiva, sem operar voos comerciais. A ideia é funcionar de forma complementar ao Aeroporto de Navegantes.
Com isso, o projeto busca desafogar o tráfego aéreo da região e aumentar a eficiência no transporte de empresários e turistas. A operação será mantida nesse modleo, voltada apenas ao segmento executivo.
Com informações de ND Mais.


Cada hora é em uma cidade diferente, já foi Porto Belo,esses dias anunciaram em Camboriú e agora Itajaí, é muito interesse em vendas por trás dessas matérias “jornalísticas” !
Onde fica localizado o aeroporto dentro de Itajaí ?