Início Adecco mostra 5 profissões que devem surgir com o metaverso nos próximos anos

Adecco mostra 5 profissões que devem surgir com o metaverso nos próximos anos

14 de junho de 2022 às 22:50
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Metaverso, Adecco, profissões
foto: reprodução Adobe Stocker

A Adecco, líder mundial em Recursos Humanos, listou as profissões do metaverso que poderão surgir até o ano de 2030

A partir do rebranding- conjunto de ações que auxiliam, entre outras coisas, a melhorar a identidade visual- do Facebook, em outubro de 2021, o metaverso vem conquistado cada vez mais espaço nas mídias sociais ao redor do mundo. Considerando que gigantes como Renner, Nike, Microsoft, Disney, Apple e Itaú vem anunciando cada vez mais sua proximidade com tecnologias avançadas, o setor de profissões do metaverso está gradativamente em alta, de acordo com a Adecco.

Para ilustrar a relevância do setor, o Goldman Sachs aferiu que o metaverso já apresenta uma oportunidade de investimento valiosa, sendo estimado em U$D 8 trilhões. Analistas do banco Citi também estão esperançosos com o aumento da tecnologia e declararam, recentemente, que sua receita pode chegar a US$ 13 trilhões até 2030.

Artigos recomendados

O que é o metaverso?

O metaverso é entendido como um espaço online compartilhado, gerado através da união entre a internet, a realidade aumentada e a realidade física virtualmente aprimorada. De acordo com a Adecco, o metaverso é um ambiente online que “imita” o mundo real e auxilia na criação de aplicativos e ferramentas de interação social.

O metaverso, que foi firmado na economia do pleno funcionamento, possibilita aos seus usuários uma viajem por seus inúmeros “espaços” com grande facilidade, trazendo os avatares e mercadorias que adquiriram. “O metaverso pode se transformar no pontapé inicial para grande parte das experiências digitais e a chave para todas as experiências físicas e pode se tornar também a próxima grande plataforma de trabalho”, relatou Matthew Ball, escritor e capitalista de risco em um estudo publicado no seu blog.

Metaverso no mercado de trabalho

Considerando a grande relevância do setor atualmente e a agilidade com que ele está se desenvolvendo, analistas em nível mundial já iniciaram especulações sobre os possíveis impactos deste setor nas profissões do mercado de trabalho.

As opiniões de todos ao analistas são concordantes, uma vez que todos consideram que novas profissões e oportunidades de empregos no âmbito do metaverso vão surgir nos anos seguintes. Contudo, por ser um setor ainda em construção, grande parte das profissões necessárias para uma boa performance do metaverso ainda estão inexistentes, ou seja, existem poucos profissionais com nível de capacitação ideal para ocupar os cargos, segundo dados da Adecco.

“As profissões mudarão grandemente no metaverso. Se as empresas esperarem muito tempo para planejarem uma estratégia para o metaverso, pode ser tarde demais. É por isso que é importante que as empresas tenham um plano de habilidades futuras e que os indivíduos qualifiquem e aprimorem as habilidades de sues profissionais para o futuro”, comentou a Adecco.

No mesmo texto, a Adecco também registrou as profissões que vão atuar no metaverso e que devem aparecer no mercado até 2030. São elas:

1.  Designers de vestuário para avatares

Serão os responsáveis por gerarem as roupas que vão vestir as pessoas representadas por avatares.

2. “Caçadores de recompensa” de dados

De acordo com a Adecco, serão os profissionais que terão o conhecimento jurídico necessário para guardar e assegurar a privacidade dos dados dentro do ambiente do metaverso.

3. Metamédicos

A Adecco explica que nossos dados biométricos e físicos vão ficar vinculados aos avatares no metaverso. Isso vai abrir espaço para que profissões relacionadas à saúde realizem diagnósticos e possíveis tratamentos à distância.

4.  Arquiteto de metaverso

Profissões responsáveis pela produção de espaços, objetos, lugares e experiências dentro do metaverso.

5. Diretor de evento no metaverso

De acordo com a Adecco, será o profissional que ficará responsável por organizar e promover eventos online dentro do metaverso.

Relacionados
Mais recentes