MENU
Menu
Início 50% mais barato, sistema de armazenamento solar tem preço similar ao kit de energia solar tradicional de 2021

50% mais barato, sistema de armazenamento solar tem preço similar ao kit de energia solar tradicional de 2021

29 de abril de 2024 às 14:38
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News

Redução foi motivada pela queda dos preços dos painéis solares e das baterias. Somente as baterias de lítio somam uma redução de 97% no valor em quase três décadas

O sistema de armazenamento de energia solar, que já está em processo avançado de utilização em países como EUA e Europa, começa a chegar ao Brasil com a tendência de ficar mais acessível ao bolso do consumidor. Só no último ano, a redução no valor do sistema de armazenamento solar completo foi, em média, de 50%, segundo a multinacional SolaX Power.

Artigos recomendados

O que contribuiu para esse cenário foi a queda no preço dos módulos em quase 50%. Vale ressaltar que os módulos compõem quase 70% do sistema de armazenamento, como explica o diretor-executivo da multinacional SolaX Power, Gilberto Camargos.

Além disso, a redução no valor das baterias também impulsionou essa queda no sistema de armazenamento. As baterias de lítio, que são as tradicionalmente utilizadas no sistema fotovoltaico, tiveram uma redução de 97% em quase 30 anos, segundo estudo da Our World in Data e, apenas entre 2022 e 2023, essa queda no preço das baterias foi de 14%, segundo a Bloomberg NEF.

“Esse cenário tornou mais acessível o valor dos sistemas de armazenamento com inversores híbridos, os quais, hoje, são equivalentes ao que era pago pelo sistema tradicional de energia solar há três anos”, pontua o executivo.

Como funcionam os sistemas de armazenamento?

Os sistemas solares convencionais são conectados à rede e injetam a energia diretamente na rede elétrica e, dessa forma, durante os apagões, esses sistemas não garantem o fornecimento de energia. É para solucionar esse gargalo que o sistema fotovoltaico evoluiu. Os inversores híbridos são o ‘cérebro’ do sistema, ou seja, equipamentos do sistema solar que podem operar simultaneamente com uma fonte de energia (painéis solares) e um banco de baterias. Esses equipamentos permitem que a energia solar seja armazenada em baterias para ser usada em momentos como os de apagões, no período noturno ou nos chuvosos, por exemplo. Ou seja, uma das principais vantagens do sistema de armazenamento é que, durante o dia, ao invés de injetar na rede a energia que não é consumida, esta é direcionada para a bateria e poderá ser utilizada posteriormente. A SolaX Power foi a primeira fabricante a colocar um inversor híbrido trifásico no mercado europeu, em 2015.

“Dessa forma, não haverá a dependência da rede elétrica, além da economia substancial na conta de energia, o que faz com que o sistema de armazenamento com baterias se pague em 6 a 8 anos”, destaca Gilberto Camargos.

Sobre a SolaX Power – É uma multinacional fundada em 2012 com sede em Hangzhou, China, e filiais em vários países, incluindo Holanda, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Japão e EUA. Com mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a empresa é reconhecida por sua atuação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento: são mais de 100 patentes internacionais e mais de 500 certificações de mercado. Seu portfólio é composto de inversores fotovoltaicos, soluções de armazenamento de energia, carregadores veiculares e sistemas avançados de gerenciamento de energia. Seus inversores são conhecidos por sua eficiência, confiabilidade, adaptabilidade e controle inteligente. A SolaX Power está comprometida com a sustentabilidade, inovação e satisfação do cliente. Sua expansão em todo o mundo tem a proposta de contribuir para a transição global para um futuro mais verde.

Informações para a imprensa

Simone Cesário – Jornalista Responsável

Contato – 61 99911.7059

simonelovicesario@gmail.com

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x