Volkswagen e BP fecham parceria para instalar 8.000 pontos de recarga para carros elétricos até 2024

Valdemar Medeiros
por
-
30-04-2022 16:27:57
em Automotivo, Veículos Elétricos
BP - VW - Volkswagen - carros elétricos - carro elétrico - pontos de recarga O robô de carregamento móvel da Volkswagen Group – imagem: Divulgação




A Volkswagen fechou uma nova parceria com a BP para incentivar o uso de carros elétricos por meio de investimentos em pontos de recarga em países da Europa.

A Volkswagen acaba de dar mais um passo no desenvolvimento da infraestrutura para a mobilidade elétrica e anunciou nesta sexta-feira (29), uma nova parceria estratégica com a British Petroleum (BP), uma das maiores companhias mundiais de petróleo e gás, que planeja transitar suas operações para a energia renovável e eletricidade. Com isso, a montadora alemã também está cumprindo a promessa feita no Power Day. A inauguração da primeira estação de carregamento de carros elétricos em Düsseldorf, na Alemanha, marca o começo dessa parceria estratégica.

Carregadores terão potência de até 150 kW

A parceria entre a Volkswagen e a BP tem como objetivo desenvolver o acesso às instalações de carregamento de carros elétricos nos mercados europeus mais essenciais e isso deve ser alcançado até 2024, estabelecendo uma rede de carregamento em toda a Europa. As novas estações de carregamento Flexpole da Volkswagen contam com um sistema integrado de armazenamento de baterias e dois pontos de carregamento.

Artigos recomendados

Este tipo de instalação permite que um dos maiores obstáculos para a rápida expansão da infraestrutura de carregamento rápido seja superado, que é a necessidade de conexões de rede elétrica de alto desempenho.

Desse modo, os carregadores de carros elétricos da Volkswagen podem ser conectados diretamente a uma rede de baixa tensão, superando a necessidade do uso de um transformador dedicado ou obras que sejam mais caras. Essa mudança reduz de forma significativa o tempo de instalação e, ao mesmo tempo, também permite uma velocidade de carregamento superior a 150 kW. Vale ressaltar que carregadores para veículos elétricos com uma potência superior a 50 kW são considerados pontos de recarga rápida.

4 mil pontos de recarga serão instalados até o próximo ano pela Volkswagen e BP

Em um primeiro momento, cerca de 4 mil pontos de carregamento adicionais serão instalados no Reino Unido e na Alemanha no próximo ano por meio da parceria entre Volkswagen e BP. Até o final de 2024, um total de 8 mil pontos de carregamento poderiam ser instalados no Reino Unido, Alemanha e outros países da Europa.

Levando em consideração outras iniciativas, além desta fechada com a montadora alemã, a BP está expandindo de forma rápida sua rede de carregamento para carros elétricos no continente Europeu, principalmente, na rede nacional de postos de carregamento estrategicamente localizados.

Os locais das novas estações de carregamento serão integradas à navegação e também a outros aplicativos internos dos modelos da montadora alemã, SKODA e Seat/Cupra, assim como no “Elli” aplicativo de recargas da Volkswagen.

Volkswagen e BP já planejam outras iniciativas de baixo carbono

De acordo com Thomas Schmall, CEO da Volkswagen Group Components e membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, está sendo avançado a ampliação da infraestrutura de carregamento da Europa em um ritmo acelerado, assim como foi prometido no Power Day. Ao lado da BP, serão colocados milhares de estações de carregamento rápido em operação em um curto espaço de tempo.

A expansão rápida da rede de carregamento agora é essencial e Schmall afirma que as inovadoras e flexíveis estações de carregamento rápido da empresa disponibilizam uma solução perfeita para isso. Porque o tempo e o custo necessários para a instalação são muito pequenos.

Como parte do acordo firmado nesta semana, a Volkswagen e a BP também estão explorando outras oportunidades para fornecer soluções futuras para mobilidade de baixo carbono.

No Brasil, onde a montadora alemã planeja lançar seus primeiros carros elétricos em um futuro próximo, surge uma parceria com a Shell para o desenvolvimento de uma rede de carregamento usando os postos já existentes da rede, mas que ainda não possui muitos detalhes revelados.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.