Para este projeto de energia eólica com a Casa dos ventos, a Vestas desenvolveu uma solução customizada, com turbinas eólicas V150-4.2 MW, algumas entregues em 4,3 MW e outras em 4.5 MW Power Optimized Mode para maximizar a produção de energia do local, garantindo o menor custo de energia para o consumidor de energia.
A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos de energia eólica no Brasil, fez um pedido de 534 MW para a segunda etapa do complexo do Rio do Vento, localizado no estado do Rio Grande do Norte. A extensão adicionará 504 MW à primeira fase do projeto junto a Vestas que está em construção, e o complexo combinado de mais de 1 GW será o maior parque de energia eólica da América Latina até o momento.
Leia também
Casa dos ventos está animada com o novo projeto de energia eólica
“Estamos honrados em poder estender nossa parceria com a Vestas, nos tornando o maior cliente da fabricante na América Latina e reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de fontes renováveis no Brasil. Temos a convicção de que a tecnologia dos equipamentos nos permitirá extrair o recurso eólico da região de forma otimizada, atendendo nossos clientes com energia limpa e de baixo custo ”, explica Lucas Araripe, Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.
O contrato junto a Vestas inclui o fornecimento, instalação e comissionamento das turbinas de energia eólica, bem como um contrato de serviço Active Output Management 5000 (AOM 5000) de 20 anos. O projeto de energia eólica deve entrar em operação em 2023.
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
- Armazenamento de energia reinventado: o sistema BESS chega para mudar tudo! Saiba como ele supera os sistemas off-grid e oferece soluções incríveis
Vestas se anima em continuar parceria
“Estamos orgulhosos de continuar nossa colaboração de sucesso com a Casa dos Ventos e fornecer a eles uma solução personalizada que inclui nosso recém-introduzido Modo Otimizado de Energia de 4,5 MW, garantindo o máximo valor para o caso de negócios de nosso cliente”, disse Javier Rodriguez Presidente, Vestas Mediterranean. “A escala desse projeto mostra o potencial da energia limpa no Brasil e marca um grande passo na transição energética do país para um futuro mais sustentável”.
Este é o terceiro contrato assinado entre os sócios em menos de dois anos, totalizando 1,2 GW de aerogeradores, evidenciando a forte colaboração entre a Vestas e a Casa dos Ventos. Com esta operação, a Vestas fortalece ainda mais sua presença no Brasil, onde temos uma entrada total de pedidos de mais de 5,5 GW em energia eólica.