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Venha Inspirar como Professor Formador no Curso de Desenvolvimento Rural a Distância da UFRGS!

Escrito por Corporativo
Publicado em 06/01/2025 às 20:32
docente formador, educador
Processo Seletivo para Professor Formador na UFRGS para o Curso de Desenvolvimento Rural a Distância'. - FOTO: ©2025|Imprensa UFRGS/b>

UFRGS lança processo seletivo simplificado para professor formador no curso de Desenvolvimento Rural a distância. Inscrições até 21/01/2025.

A mineração está mudando. Com foco em automação e transição energética, a indústria busca líderes preparados para o futuro. É no contexto dessa transformação que professores formadores assumem um papel fundamental. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) lançou, em 2025, um processo seletivo para professores formadores, oferecendo uma oportunidade para educadores moldarem o desenvolvimento rural no ensino a distância. O curso de graduação em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) é oferecido no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), e busca docentes que possam contribuir para esta transição educativa com criatividade e comprometimento.

Os docentes formadores deste programa poderão inspirar futuros profissionais em áreas como setor de mineração e indústria extrativa, refletindo sobre práticas mais sustentáveis e inovadoras. Com inscrições abertas até 21 de janeiro de 2025, este chamado surge para atender a uma situação de excepcional interesse público. Em uma época onde a mineração demanda por uma força de trabalho que compreenda as nuances da exploração mineral moderna, o papel do educador se torna ainda mais crucial.

Essa iniciativa da UFRGS representa um passo essencial na construção de um futuro onde a educação e mineração caminham juntas em direção a práticas inovadoras. Não só o setor de mineração, mas todo o panorama industrial precisa se adequar às novas exigências de um mundo digital e consciente. Os educadores aqui são vistos como peças-chave nessa engrenagem, capazes de alavancar práticas que estimularão o crescimento sustentável e responsável.

Além disso, promover a capacitação contínua de docentes para atuar no campo da mineração é vital para garantir que esses profissionais tenham as ferramentas necessárias para lidar com as mudanças constantes. Os formadores têm o potencial de inspirar transformações significativas na forma como a mineração e outras indústrias se desenvolvem, buscando sempre o equilíbrio entre progresso e responsabilidade ambiental. Focar em estratégias educacionais que reforcem esses valores não é apenas relevante mas incontestavelmente necessário.

Com esforços concentrados até o início de 2025, espera-se que o impacto dessas ações educativas reverbere muito além dos muros da universidade, trazendo reflexões profundas sobre a integração da educação com setores produtivos. A transformação começa com a capacitação adequada, e o papel do professor formador nesta equação é insubstituível. Valorizar a interseção entre estes campos pode redefinir completamente o cenário de desenvolvimento rural no Brasil e além.

A Educação e o Futuro da Mineração: Capacitando Líderes para um Desenvolvimento Sustentável

Um olhar atento às mudanças e à inovação é necessário para guiar a respeito das práticas educacionais que envolvem mineração e desenvolvimento rural. Esta iniciativa nasce de uma colaboração entre diferentes frentes acadêmicas e industriais. Como resultado, docentes e futuros profissionais ganham um espaço para explorar soluções criativas e relevantes para os desafios impostos pela modernidade.

A transformação da mineração em uma atividade mais sustentável é urgente e, portanto, a presença de educadores comprometidos é vital. Seja desenvolvendo currículos ou inspirando por meio de práticas de ensino, os professores formadores estão moldando não apenas o conhecimento, mas também o futuro econômico e socioambiental. Este esforço coletivo visa garantir que a inovação e o crescimento ocorram de uma maneira balanceada e eticamente responsável.

As fontes primárias desta descrição incluem dados e informações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Capes, ambos atuando em conjunto para preparar o terreno para uma mudança robusta e necessária nos paradigmas educacionais associados à mineração.

Inscrições Abertas e Detalhes das Vagas

O período de inscrições segue aberto até o dia 21 de janeiro de 2025. Há disponibilidade de até duas vagas para professores formadores que irão atuar no primeiro semestre de 2025 na disciplina DERAD 106 – ETNODESENVOLVIMENTO E MEDIAÇÕES POLÍTICO-CULTURAIS DO MUNDO RURAL. A ementa detalhada pode ser consultada através do link: http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=1289.

Principais Atribuições do Professor Formador

Ao professor formador, cabe uma série de responsabilidades. Entre elas, acredita-se fundamental disponibilizar todas as etapas do processo de orientação na plataforma Moodle, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem adotado. O docente formador terá ainda o papel de desenvolver as atividades docentes voltadas à capacitação de coordenadores, professores e tutores mediante os recursos e métodos do plano de capacitação delineado. Participar das atividades de orientação das disciplinas curriculares do curso é igualmente essencial.

Além disso, espera-se que o educador se envolva em grupos de trabalho que desenvolvam metodologias para educação a distância, promovendo um ambiente de ensino colaborativo e inovador. A participação e atuação em atividades de capacitação, focando no aprimoramento do uso das plataformas de educação a distância disponibilizadas pela instituição de ensino, é outro pilar de suas responsabilidades.

Participação e Coordenação em Atividades Acadêmicas

Uma das importantes funções do professor formador é coordenar as atividades acadêmicas dos tutores envolvidos nas disciplinas ou conteúdos sob sua supervisão. É essencial que ele promova pesquisas para monitoramento das práticas de ensino implementadas nos cursos a distância. Por fim, cabe a ele a elaboração de relatórios semestrais, sempre que requisitado, sobre as atividades de ensino em seus deveres.

Requisitos e Critérios de Seleção

Os candidatos devem atender aos requisitos rigorosos do processo seletivo simplificado, incluindo ser docente concursado aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou técnico-administrativo da mesma instituição. Docentes externos podem se candidatar conforme estipulado no artigo 20 da Portaria 309/2024 da CAPES. A formação completa em nível superior e doutorado é mandatória, além da comprovação de pelo menos um ano de experiência no magistério superior, que deve ser demonstrada através do currículo Lattes e documentos adicionais. É essencial ter disponibilidade para cumprir as atribuições listadas no item 2.2, seguindo a agenda de trabalho estabelecida pela coordenação do curso.

Remuneração e Carga Horária

A remuneração para a função de professor formador será realizada por meio de bolsa da UAB/CAPES, com o valor mensal definido em R$ 1.850,00. A quantidade de bolsas a serem recebidas depende da carga horária da disciplina em questão, sendo 1 mês de bolsa associada a cada 15 horas-aula completas. O professor formador terá direito a receber uma cota por mês, com um limite máximo de seis cotas, independentemente do formato de oferta da disciplina. Para mais informações, o edital completo e outros documentos relevantes podem ser acessados na página do curso: https://www.ufrgs.br/plageder/edital-01-2025/.

Fonte: Imprensa UFRGS

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