1. Início
  2. / Indústria
  3. / Usina de bioetanol traz investimentos milionários à Bahia: Investimento promete 400 empregos diretos e indiretos em diversas áreas, aquecendo setores de construção civil, logística e tecnologia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Usina de bioetanol traz investimentos milionários à Bahia: Investimento promete 400 empregos diretos e indiretos em diversas áreas, aquecendo setores de construção civil, logística e tecnologia

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/11/2024 às 10:12
Usina de bioetanol traz investimentos milionários à Bahia: Investimento promete 400 empregos diretos e indiretos em diversas áreas, aquecendo setores de construção civil, logística e tecnologia
Foto: Divulgação

Uma usina de bioetanol será instalada na Bahia, gerando centenas de empregos e trazendo novas oportunidades para a região. Com investimentos milionários, a nova usina promete impulsionar a economia local e fortalecer o setor de energias renováveis no estado.

A Bahia receberá mais um investimento industrial com a construção de uma nova usina de bioetanol a partir do processamento de milho e sorgo em Santa Rita de Cássia, no Oeste do estado, gerando centenas de empregos. O Grupo Lida informou que a nova usina da Bahia terá um baixo consumo de água contemplando a tecnologia Zero Liquid Discharge (ZLD) e que a bioindústria será autossuficiente em geração de energia elétrica, através da queima de capim, produzido dentro da própria operação.

Nova usina de bioetanol promete gerar milhares de empregos

Além do bioetanol, a nova usina na Bahia também produzirá dois coprodutos com alto valor agregado o DDGS, em português, grãos secos de destilaria com solúveis, e o óleo bruto de milho. O DDGS se destaca como um produto altamente palatável e com alto teor de proteína, atingindo excelentes resultados na nutrição animal.

O prefeito, Zezo Aragão, escreveu na rede social Instagram que a nova usina de bioetanol representa grande marco de desenvolvimento para o município. Segundo Aragão, o alvará de construção para o começo desse grande projeto que revolucionará a cidade, já está assinado.

Conforme o Grupo Lida, na fase de construção e implementação do investimento, a expectativa é que a empresa movimente indiretamente em torno de 300 empregos, envolvendo várias áreas, como construção civil, logística, montagem mecânica, elétrica e automação. Em fase de operação, a Lida Bioenergia criará cerca de 80 empregos diretos e em torno de 20 indiretos, como prestadores de serviços.

Lida Energia se pronuncia sobre investimento da nova usina na Bahia 

O CEO da Lida Energia, Diogo Turra, esteve presente na reunião ao lado de Guilherme Sales, COO da empresa, Ueslei Silva, coordenador de projetos, e Célia Cerrato, proprietária da Trevo Ambiental, responsável pela consultoria ambiental do projeto. Todos reforçaram a relevância desse investimento para promover uma economia sustentável e alavancar o desenvolvimento local com empregos. 

A chegada da nova usina de bioetanol coloca Santa Rita de Cássia no mapa do desenvolvimento sustentável, alinhando-se com as demandas por energias renováveis e fortalecendo a economia regional. A usina na Bahia em Santa Rita, conduzida pela Lida Bioenergia, terá grande impacto na local. Além de gerar empregos diretos e indiretos, o empreendimento contribuirá para o aumento da receita do município, possibilitando mais obras e investimentos.

Inpasa também anuncia investimentos em nova usina na Bahia

A Inpasa anunciou na última semana uma nova fábrica biorrefinaria em Luís Eduardo Magalhães, com previsão de início das operações no primeiro trimestre de 2026. A nova fábrica da Inpasa promete alavancar a economia local, especialmente com a geração de empregos. Durante a construção, serão criados cerca de 2,5 mil empregos diretos, alavancando ainda mais a economia da região.

Conforme o vice-presidente da Inpasa no Brasil, Rafael Ranzolin, Luís Eduardo Magalhães foi escolhida para a nova usina da Bahia, pela sua infraestrutura e potencial industrial. Segundo Ranzolin, na unidade, além de etanol, a empresa produzirá energia elétrica, tanto para consumo interno quanto para exportação.

A nova fábrica da Inpasa, que criará milhares de empregos, terá um investimento de R$ 1,3 bilhão e permitirá à Bahia deixar de importar 700 milhões de litros de etanol por ano, garantindo a autossuficiência do estado.

A nova planta terá capacidade para processar um milhão de toneladas de óleo vegetal e 200 GWh de energia elétrica. O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da nova fábrica da Inpasa para o estado, destacando que a Bahia passará de importadora para exportadora de Biocombustíveis.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x