1. Início
  2. / Economia
  3. / Unipar S.A. em Negociações Avançadas para Aquisição da Braskem, Atualmente Controlada pela Novonor e Petrobras
Localização BA Tempo de leitura 2 min de leitura

Unipar S.A. em Negociações Avançadas para Aquisição da Braskem, Atualmente Controlada pela Novonor e Petrobras

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 11/06/2023 às 12:35
Braskem Unipar Novonor Petrobras
Via Braskem

A estratégia da Unipar pode provocar uma transformação significativa no setor petroquímico brasileiro

No último fim de semana, uma notícia surpreendente surgiu no cenário empresarial brasileiro: a Unipar S.A., sob a liderança do empresário Frank Geyer Abubakir, está em negociações avançadas para a aquisição da Braskem, a gigante petroquímica controlada pela Novonor e pela Petrobras. Este movimento audacioso pode vir a remodelar a indústria petroquímica nacional.

Em 10 de junho de 2023, a Unipar apresentou uma proposta não vinculante para a aquisição indireta do controle acionário da Braskem, atualmente pertencente à Novonor e à Petrobras. Esta aquisição, envolvendo negociações de dívidas com credores e a possibilidade de manter uma parcela de participação da Novonor na Braskem, tem o potencial de reverberar por todo o mercado petroquímico.

Unipar mira crescimento sustentável com aquisição da Braskem

A Unipar, junto à Novonor e Petrobras, está formulando uma estratégia para garantir um crescimento sustentável e robusto na próxima década. A aquisição da Braskem, como apontado por Maurício Russomano, CEO da Unipar, alinha-se perfeitamente com essa visão estratégica.

Dia
ATÉ 90% OFF
💘 Dia dos Namorados Shopee: até 20% OFF com o cupom D4T3PFT! Só até 11/06!
Ícone de Episódios Comprar

A habilidade da Unipar para realizar transações de grande porte é suportada por uma sólida estrutura financeira. No ano passado, a Unipar registrou uma receita líquida de R$ 7,3 bilhões e lucro líquido de R$ 1,3 bilhão. Esta performance financeira permitiu que a Unipar conquistasse a avaliação corporativa AA+(bra) da Fitch em dezembro do ano passado.

A Unipar tem pela frente algumas negociações e obstáculos para a aquisição da Braskem, que incluem acordos com a Petrobras e os bancos credores, possíveis refinanciamentos e aprovações de diversos órgãos reguladores.

Unipar busca solução para problema geológico em Alagoas com a Braskem

O problema geológico em Alagoas é uma questão que a Unipar está considerando ao prosseguir com a aquisição da Braskem. A empresa está em busca de uma solução que satisfaça todos os envolvidos, incluindo as comunidades afetadas.

Além do impacto da aquisição da Braskem pela Unipar, a empresa tem investido significativamente na Bahia, com a construção de uma nova planta no Polo Petroquímico de Camaçari, fortalecendo ainda mais a indústria petroquímica local e o relacionamento com a Petrobras e Novonor.

Frank Geyer Abubakir, líder da Unipar, tem uma trajetória notável na indústria petroquímica, ao conduzir a Unipar em direção a negociações estratégicas com gigantes como a Braskem, a Petrobras e a Novonor. Sua atuação em projetos sociais, educativos e culturais na Bahia, através do Instituto Flávia Abubakir (IFA), também contribui para o prestígio e a aceitação da Unipar no mercado.

 Unipar S.A., sob a liderança do empresário Frank Geyer Abubakir
Frank Geyer Abubakir

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos