Cursos gratuitos: UFMA abre inscrições em 2.493 vagas para 62 cursos de nível superior em São Luís

Valdemar Medeiros
por
-
07-04-2021 11:54:10
em Cursos
UFMA - cursos gratuitos - vagas UFMA em São Luís – MA – Foto: Imirante-ma

UFMA abre nesta terça-feira (06), através do Sisu mais de 2.000 vagas para cursos gratuitos

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou na madrugada desta terça (06), a abertura de vagas para os cursos gratuitos de níveis superiores de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. As inscrições, dos cursos gratuitos, para o primeiro semestre que começaram nesta terça-feira (06) vão até sexta-feira (09), e devem ser realizadas pelo site do Sisu. Para esta seleção, a UFMA está ofertando 2.493 vagas, distribuídas entre 62 cursos gratuitos nos campus de Bacabal, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís.

Leia também

Vale ressaltar que caso não tenha sido selecionado, o candidato aos cursos gratuitos da UFMA que pretende continuar concorrendo no Sisu 2021.1 deverá, por obrigação, manifestar seu interesse em participar da Lista de Espera no Sisu e, logo após, confirmar o interesse pela vaga no site da UFMA.

Processo de inscrição para as vagas de cursos gratuitos da UFMA

Para concorrer a tais vagas na primeira chamada da UFMA, o candidato deverá utilizar exclusivamente, os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 no ato da inscrição.

O candidato tem por dever de se inscrever em até duas opções de vagas e especificar a sua ordem de preferência. Ele poderá optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas. Porém, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência na mesma instituição.

A UFMA ainda está ofertando, a categoria de Ampla concorrência com 20% de bônus na nota para todos aqueles alunos que tenham cursado o 9o ano do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas no Maranhão.

Vale lembrar que o estudante não poderá concorrer às vagas reservadas na Lei 12.711/2012 e requerer, também, a bonificação do acréscimo de 20%, pois a resolução do MEC não aceita o acúmulo de políticas afirmativas.

Os candidatos convocados para a pré-matrícula deverão apresentar a documentação básica e específica (de acordo com cada categoria) no sistema da UFMA, entre os dias 15 a 19 de abril.

UFMA trazendo novidades

A Universidade, pela primeira vez, estará ofertando 40 vagas ao Curso de Letras – Libras, no Campus de São Luís. O candidato, para concorrer a tais vagas, precisa selecionar essa opção quando fizer a inscrição.

Nesta edição, a Universidade Federal do Maranhão, fará uso apenas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CaDÚnico) para análise e comprovação da renda dos candidatos que escolherem a opção para concorrer às vagas na subcategorias de baixa renda. É necessário que os concorrentes procurem o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para se inscrever ou atualizar o cadastral no CadÚnico.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.