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Toyota inicia testes de um dos primeiros caminhões a hidrogênio do mundo

27 de setembro de 2023 às 12:37
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Toyota inicia testes do primeiro caminhão movido a hidrogênio do mundo
Foto: Divulgação

Toyota dá início a testes do seu primeiro caminhão movido a hidrogênio. O caminhão a hidrogênio deve passar por 5 anos de testes antes que chegue finalmente ao mercado.

O primeiro caminhão movido a hidrogênio da VDL Groep já está finalizado e começará a sua fase de testes. O modelo possui célula de combustível da Toyota. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as empresas que pretende desenvolver 4 caminhões elétricos a hidrogênio. Eles serão utilizados por VOS Transport Group, Yusen e CEVA Group CAT, todos fornecedores da Toyota. Desta forma, as empresas contribuirão com o projeto ao usarem os caminhões em suas rotas.

Novo caminhão a hidrogênio da Toyota será um “laboratório”

Os veículos passarão por vários locais da Europa, tais como: Antuérpia, na Bélgica, Lille, na França, e Colônia, na Alemanha. Além disso, os Países Baixos também estão incluídos na lista. De acordo com as empresas, as rotas têm pelo menos um posto de abastecimento, além de soluções de reserva.

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Seja como for, o primeiro caminhão movido a hidrogênio para testes em estradas será um laboratório. Pois permitirá que a Toyota avalie a solução e, desta forma, promova melhorias nas próximas etapas.

Segundo as empresas, a cooperação permitirá fortalecer os conhecimentos sobre como implantar caminhões com célula a combustível de hidrogênio, principalmente, em vias públicas, assim como contribuir com a transição energética da Europa rumo à descarbonização.

Por fim, a estimativa é que o caminhão a hidrogênio fique em testes por cinco anos, isto é, o lançamento comercial só deve acontecer no final desta década. De qualquer forma, o experimento deve fomentar o avanço de uma infraestrutura de hidrogênio sustentável em toda a Europa. Algo que atualmente ainda parece distante da realidade, mesmo em países desenvolvidos.

Mercedes-Benz atinge 1 mil km de autonomia com seu caminhão a hidrogênio

Um caminhão movido a hidrogênio protótipo da Mercedes-Benz, aprovado para tráfego em vias públicas, rodou uma distância de 1.047 km por estradas na Alemanha. O caminhão GenH2, alimentado por um sistema de célula de combustível, conta com um tanque de hidrogênio líquido.

Desta forma, para essa validação, o caminhão a hidrogênio saiu do Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks, em Worth am Rhein, com destino à Berlim, capital da Alemanha. O trajeto aconteceu em um dia.

O caminhão movido a hidrogênio rodou com peso bruto total de 40 t e em condições reais. Sendo assim, completou a viagem sem emitir CO2. Para isso, a operação contou com inspeção e certificação da TÜV Rheinland, isto é, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.

Segundo Andreas Gorbach, membro do conselho de administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Caminhões, para descarbonizar o transporte, é necessário tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas.

Hidrogênio não será o único meio para os caminhões e ônibus

O Hidrogênio ainda é uma realidade distante para o Brasil, que deve seguir nos próximos anos buscando outros combustíveis sustentáveis para veículos pesados. Pensando nisso, adolescentes do Paraná desenvolveram um projeto que transformou o tradicional óleo de cozinha em biodiesel.

O grupo de estudantes é do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral, em Assaí (PR). Por meio do projeto, um ônibus andou por quase 7 dias sem necessitar ser abastecido.

As responsáveis pelo projeto são Eduarda Priscila Miura (17 anos), Luiza Alves de Souza (17), Leticia Ayumi Tazima Sato (17), Eduarda Pietra Santos Paixão ( 16 anos) e Fabiane Hikari Kikuti, também de 16. O professor de química e orientador do trabalho, Matheus Rossi, afirma que o objetivo principal do projeto, chamado de BIOSUN, é organizar a produção do biocombustível composto por óleo de cozinha dentro da escola. 

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