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Toyota Corolla por R$ 81 mil, Fiat Mobi por R$ 36 mil, e Onix e HB20 por menos de R$ 44 mil! Preços dos queridinhos dos brasileiros impressionam sem impostos. Veja quanto custariam os principais modelos sem taxação

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 27/07/2024 às 08:20
Toyota Corolla por R$ 81 mil, Fiat Mobi por R$ 36 mil, e Onix e HB20 por menos de R$ 44 mil! Preços dos queridinhos dos brasileiros impressionam sem impostos. Veja quanto custariam os principais modelos sem taxação. (Imagem: reprodução)
Toyota Corolla por R$ 81 mil, Fiat Mobi por R$ 36 mil, e Onix e HB20 por menos de R$ 44 mil! Preços dos queridinhos dos brasileiros impressionam sem impostos. Veja quanto custariam os principais modelos sem taxação. (Imagem: reprodução)
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Você já se perguntou por que os carros no Brasil são tão caros? Imagine um cenário onde o Toyota Corolla custa R$ 81 mil e o Fiat Mobi apenas R$ 36 mil. Parece um sonho impossível, certo?

A realidade é que o brasileiro, apaixonado por carros, enfrenta um dilema cruel: a elevada carga tributária que transforma o sonho de consumo em um pesadelo financeiro. Mas o que aconteceria se esses impostos desaparecessem? Essa pergunta instiga consumidores e economistas a refletirem sobre o verdadeiro impacto dos impostos no preço final dos automóveis.

No Brasil, um dos países que mais cobram impostos sobre veículos, os tributos são responsáveis por mais da metade do preço de um carro, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Dados recentes da Anfavea indicam que a carga tributária no setor automotivo brasileiro chega a impressionantes 54,8% do valor total de um automóvel. Isso significa que, em muitos casos, os impostos superam o valor da própria fabricação do carro.

Se considerarmos o impacto dos impostos, o preço de um Fiat Mobi, por exemplo, aumentaria 82,5% em relação ao seu valor sem tributos.

Por exemplo, um Toyota Hilux, sonho de consumo de muitos brasileiros, tem um preço de tabela de R$ 337.990, mas sem impostos, o custo cai para R$ 185.218. Essa diferença significativa ilustra o peso dos tributos na indústria automotiva nacional.

Enquanto isso, o Volkswagen Jetta, com um preço de tabela de R$ 226.990, custaria R$ 124.390 sem a incidência de impostos.

Além disso, de acordo com especialistas, a carga tributária exorbitante é um dos principais fatores que elevam os preços dos carros no Brasil, tornando-os inacessíveis para grande parte da população.

Conforme os dados divulgados, os impostos representam uma média de 54,8% do custo total de um veículo, mas esse percentual pode variar dependendo do tipo de carro e de sua motorização.

Modelos com motores maiores tendem a pagar ainda mais impostos, o que encarece ainda mais o valor final.

Margens de lucro: outro vilão silencioso

Além dos impostos, as montadoras também possuem margens de lucro significativas, o que contribui para o encarecimento dos automóveis no Brasil.

Segundo especialistas do setor, a soma de impostos altos e margens de lucro elevadas coloca o Brasil entre os países com os preços de carros mais altos do mundo.

Essa realidade levanta uma questão importante sobre a acessibilidade dos veículos e a necessidade de reformas no sistema tributário.

Nos últimos tempos, a reforma tributária tem sido uma das principais pautas para tornar os carros mais acessíveis no Brasil.

Segundo especialistas, reduzir a carga tributária poderia estimular o crescimento do mercado automotivo e aumentar a competitividade das montadoras brasileiras em um cenário global.

Além disso, a redução de impostos beneficiaria não apenas os consumidores, mas também impulsionaria a economia como um todo, gerando empregos e estimulando o consumo.

Os 10 modelos mais queridos dos brasileiros: quanto custariam sem impostos?

O portal Click Petróleo e Gás realizou uma pesquisa detalhada com base em dados de julho de 2024 para identificar os preços dos carros mais vendidos no Brasil sem os encargos fiscais.

O levantamento revelou valores surpreendentes que instiga a imaginação de qualquer entusiasta automotivo. Se a realidade tributária fosse diferente, o sonho de ter um carro popular ou até mesmo um veículo de luxo estaria mais próximo.

Aqui está a lista dos 10 modelos mais queridos pelos brasileiros, com uma breve descrição e os preços com e sem impostos:

1. Fiat Mobi

O Fiat Mobi é um hatch compacto, conhecido pela sua economia e praticidade, sendo uma escolha popular entre os motoristas urbanos.

  • Preço de tabela: R$ 67.490
  • Preço sem impostos: R$ 36.984

2. Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix é um dos hatches mais vendidos no Brasil, apreciado pelo seu design moderno e tecnologia embarcada.

  • Preço de tabela: R$ 82.070
  • Preço sem impostos: R$ 44.974

3. Hyundai HB20

O Hyundai HB20 é famoso por seu desempenho e confiabilidade, frequentemente liderando as vendas no mercado brasileiro.

  • Preço de tabela: R$ 77.790
  • Preço sem impostos: R$ 42.628

4. Toyota Corolla

O Toyota Corolla é um sedã médio que combina conforto e durabilidade, sendo um dos carros mais desejados do Brasil.

  • Preço de tabela: R$ 149.290
  • Preço sem impostos: R$ 81.810

5. Jeep Compass

O Jeep Compass é um SUV que oferece um equilíbrio entre elegância e robustez, ideal para aventuras urbanas e off-road.

  • Preço de tabela: R$ 182.690
  • Preço sem impostos: R$ 100.114

6. Honda HR-V

O Honda HR-V é um SUV compacto que se destaca pelo espaço interno e pela eficiência de combustível, conquistando famílias brasileiras.

  • Preço de tabela: R$ 148.900
  • Preço sem impostos: R$ 81.597

7. Fiat Strada

A Fiat Strada é uma picape leve que combina versatilidade e resistência, sendo uma das preferidas para trabalhos em áreas rurais.

  • Preço de tabela: R$ 96.990
  • Preço sem impostos: R$ 53.150

8. Volkswagen Polo

O Volkswagen Polo é um hatch que oferece sofisticação e segurança, sendo uma escolha frequente entre os jovens motoristas.

  • Preço de tabela: R$ 83.990
  • Preço sem impostos: R$ 46.026

9. Volkswagen Jetta

O Volkswagen Jetta é um sedã médio que alia luxo e performance, conquistando aqueles que buscam uma experiência de condução premium.

  • Preço de tabela: R$ 226.990
  • Preço sem impostos: R$ 124.390

10. Toyota Hilux

A Toyota Hilux é uma picape média conhecida por sua robustez e confiabilidade, ideal para terrenos difíceis e transporte de carga.

  • Preço de tabela: R$ 337.990
  • Preço sem impostos: R$ 185.218

Uma visão para o futuro: reformas e esperanças

Diante dessa realidade, muitos consumidores se perguntam: será que um dia veremos uma redução nos impostos sobre veículos no Brasil?

A resposta a essa pergunta é complexa, pois envolve decisões políticas e econômicas que impactam diretamente o desenvolvimento da indústria automotiva nacional.

Sendo assim, fica uma pergunta para você leitor: na sua visão, teremos um dia em que os carros vendidos no Brasil terão impostos menores? Deixe sua opinião nos comentários!

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Ruy Ferreira da Silva
Ruy Ferreira da Silva
27/07/2024 11:30

Com tanta corrupção entre os políticos eles não vão querer largar o osso a carga tributária sempre foi alta pra bancar a classe política e eles não vão beneficiar o consumidor e seu eleitor

José Nolasco de Carvalho
José Nolasco de Carvalho
27/07/2024 12:41

Realmente os impostos sobre os veículos transcendem os limites. Evidente, enquanto tivermos o governo atual, o povo, tais quais as empresas as quais produzem sofrerão na pele.
Os impostos têm que ser reduzidos.

Ronaldo Martins de souza
Ronaldo Martins de souza
27/07/2024 13:37

Parem com a roubalheira do PT.

Johnson amarante
Johnson amarante
27/07/2024 14:21

E isto aí, na verdade os veiculos para as montadoras aqui no Brasil saem até mais barato para elas venderem do que no exterior e se tornam caro para o povo por causa de tanto imposto. Por isto a Ford foi embora do país. E outras montadoras logo irão fazer a mesma coisa, infelizmente.

Ronaldo pereira de sousa
Ronaldo pereira de sousa
29/07/2024 11:39

Enquanto houver governos que só sabem gastar e viajar, enquanto exista uma idosa senhora no Brasil chamada propina, e enquanto existirem políticos corruptos, acredito que não viveremos pra ver esse dia chegar.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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