1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Chevrolet Onix Plus humilha Cronos e Corolla! Sedã do Onix alcança 29,9 mil vendas e desbanca o reinado da Toyota
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Chevrolet Onix Plus humilha Cronos e Corolla! Sedã do Onix alcança 29,9 mil vendas e desbanca o reinado da Toyota

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/07/2024 às 01:07
Atualizado em 16/07/2024 às 18:01
Chevrolet Onix Plus - Corolla - Compass - Onix humilha corolla
Foto: Dall-e

Novo Chevrolet Onix Plus lidera o mercado de sedãs com quase 30 mil vendas, distanciando-se dos rivais. O sedã supera facilmente o Toyota Corolla e outros modelos renomados.

Os sedãs estão perdendo espaço no mercado nacional, cedendo terreno para os SUVs. No entanto, essa tendência não é tão marcante em outros países. Na China, por exemplo, o carro mais vendido do ano é um sedã, o BYD Qin. No Brasil, o Chevrolet Onix Plus lidera o segmento, destacando-se como o último grande exemplar entre os carros de três volumes (capô, cabine e porta-malas). Confira as razões por trás da popularidade do Onix Plus e como ele continua a dominar o mercado brasileiro, desbancando até mesmo o Toyota Corolla Cross e Compass.

Sedã do Onix é líder e ultrapassa o até mesmo Toyota Corolla Cross

De acordo com os números da Fenabrave, o Chevrolet Onix Plus ‘humilhou’ a concorrência no primeiro semestre. O sedã do Onix conseguiu 29,9 mil vendas. Houve uma boa disputa pelo segundo lugar entre o Fiat Cronos (16,8 mil) e o Toyota Corolla (16,5 mil).

O Cronos e o Toyota Corolla têm histórias diferentes. Enquanto o modelo da Fiat é o único sedã de razoável volume que vem da Argentina, importado sem tarifa, o modelo da Toyota é o único que tem versões híbridas.

Na disputa pelo quarto lugar, o Volkswagen Virtus conseguiu marcar 900 registros a mais do que o Hyundai HB20s, ambos na casa das 14 mil vendas (quase 15 mil para o sedã VW). Entre o sexto e o nono lugares há uma leva de sedãs japoneses, sendo eles o Toyota Yaris, Nissan Versa, Honda City e Nissan Sentra.

Chevrolet Onix Plus - Corolla - Compass - Onix humilha corolla
Foto: Divulgação/Chevrolet

Os modelos da Toyota e Honda são produzidos no Brasil. Os dois modelos da Nissan chegam ao mercado através de importação do México, sem tarifa. Contudo, as vendas são bem diferentes, com grande vantagem para o Yaris e volume reduzido para o Sentra.

BYD entra na lista de sedãs mais vendidos no Brasil

Dos 10 sedãs mais vendidos, 7 são compactos e 3 são médios (Corolla, Sentra e Seal). Mesmo o Chevrolet Onix Plus sendo líder, a presença do BYD SEAL no ranking top 10 é essencial, visto que se trata do único elétrico da lista.

Lançado em agosto do último ano, o sedã-cupê causou alvoroço com um preço competitivo e prometendo peitar versões de entrada dos sedãs premium alemães a combustão e parece que isso funcionou, já que está atrás apenas do Toyota Corolla e Nissan Sentra, com 1.910 unidades emplacadas de janeiro até maio.

Com 531 cv, naturalmente o Seal alimenta grandes expectativas. De fato, ele arranca rápido, como as especificações sugerem, mas a entrega é bem progressiva. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos, número de carro esportivo, mas um pouco abaixo de 3,8 segundos oficiais, inclusive, estampado na tampa traseira.

A lista de sedãs mais vendidos é a seguinte:

  • 1º  CHEVROLET ONIX PLUS 29.907;
  • 2º FIAT CRONOS 16.763;
  • 3º TOYOTA COROLLA 16.502;
  • 4º VOLKSWAGEN VIRTUS 14.986;
  • 5º HYUNDAI HB20S 14.081;
  • 6º TOYOTA YARIS SEDAN 9.772;
  • 7º HONDA CITY 6.200;
  • 8º NISSAN VERSA 5.950;
  • 9º NISSAN SENTRA 2.532;
  • 10º BYD SEAL 2.193.

Por que o sedã do Onix está na liderança?

Com seis versões, o Chevrolet Onix Plus chegou ao mercado automotivo com tecnologia, segurança e muito mais. O sedã Chevrolet Onix Plus lidera as vendas no Brasil no primeiro semestre por vários motivos estratégicos e práticos que atraem os consumidores. Aqui estão algumas das principais razões:

O Onix Plus oferece um excelente equilíbrio entre preço, qualidade e recursos. Com um preço competitivo, ele atrai uma ampla gama de consumidores que buscam um carro acessível com boas características.

A versão de entrada do Onix Plus 2025 traz motor 1.0 flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas com transmissão manual de seis velocidades. O motor do modelo LT gera 82 cv de potência com etanol e 78 cv com gasolina. O torque é de 10,6 kgfm com etanol e 9,6 kgfm com gasolina.

O sedã do Onix acelera de 0 a 100 km/h em apenas 13,3 segundos e a velocidade máxima é de 167 km/h. As demais versões contam com motor 1.0 turbo flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas, e câmbio automático de seis marchas.

Em resumo, a liderança do Chevrolet Onix Plus nas vendas de sedãs no Brasil é resultado de uma combinação de preço competitivo, alta tecnologia, eficiência, segurança, design atraente, conforto, reputação da marca e estratégias de marketing eficazes.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x