Fiat Strada, Onix, Corolla e T-Cross lideram as vendas na indústria automotiva brasileira. Descubra o ranking atual e o número de emplacamentos de cada modelo.
O Volkswagen Polo continua como líder do ranking dos carros mais vendidos do Brasil. Pelo segundo mês consecutivo, o hatch ficou acima da picape média Fiat Strada e vendeu 12.434 unidades ao longo do mês de abril. De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne as concessionárias da indústria automotiva, a picape fabricada em Betim (MG) vendeu quase 1.000 unidades a menos no período, com 11.497 registros. Contudo, Fiat Strada, Onix, Corolla e T-Cross seguem como líderes no ranking.
Confira o restante da lista de carros mais vendidos da indústria automotiva brasileira
Quem fecha o pódio é o Chevrolet Onix, que teve 9.087 emplacamentos. Até o quarto lugar, a princípio, onde aparece o Fiat Argo (8.599 unidades), o ranking quase que repete o mês de março. Já a quinta posição passou a ser ocupada pelo Hyundai HB20, que emplacou 8.194 unidades, tomando, assim, a posição do Volkswagen T-Cross, que continua como o SUV mais vendido do mercado. Este, entretanto, caiu para o sétimo posto do ranking geral.
Da oitava até a décima posição da lista, aparecem, assim como em março, Chevrolet Tracker (5.670), Fiat Mobi (5.420) e Volkswagen Saveiro (5.373). Segundo a Fenabrave, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves, liderados por Fiat Strada, Onix, Corolla e T-Cross, em abril, registraram alta de 18,2% sobre março.
- Ford encerra produção de modelo lendário; CEO admite retrocesso e planeja nova estratégia para recuperação
- Homem gasta US$ 31 mil em carro esportivo elétrico chinês e tem surpresa: modelo entregue não era o prometido! Saiba o que ele recebeu
- Nova lei entra em vigor no Brasil e decreta o fim de 10 motos populares, impactando o mercado e os consumidores de todo o país, confira os modelos
- Cuidado! Nova fraude em combustíveis ameaça a saúde do motor do seu carro e pode custar caro! Veja como identificar e evitar o golpe
Segundo a entidade, soma-se o bom desempenho das vendas no varejo. De março para abril, a média diária subiu 7,5%, superando as 9.400 unidades.
Lista completa de carros mais vendidos
No último mês, a princípio, foram emplacados 6.705 automóveis e comerciais leves 100% elétricos. O mais vendido deles, novamente, foi o BYD Dolphin Mini, com 3.143 unidades. Isto é, o compacto movido a baterias vendeu mais que o consagrado Toyota Corolla (3.104).
Ainda falando nos elétricos, no quadrimestre (janeiro a abril), a soma, contudo, chegou a 20.832 emplacamentos. Apesar dos enormes percentuais, o que se dá pela base comparativa baixa, o crescimento dos elétricos na indústria automotiva brasileira tende a ser mais gradual, mas vem se fortalecendo aos poucos, especialmente, nos grandes centros urbanos, segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
A lista dos 10 carros mais vendidos do Brasil, onde Fiat Strada, Onix, Corolla e T-Cross lideram, é a seguinte:
- 1- Volkswagen Polo: 12.434;
- 2- Fiat Strada: 11.497;
- 3- Chevrolet Onix: 9.087;
- 4- Fiat Argo: 8.599;
- 5- Hyundai HB20: 8.194;
- 6- Chevrolet Onix Plus: 7.049;
- 7- Volkswagen T-Cross: 6.224;
- 8- Chevrolet Tracker: 5.670;
- 9- Fiat Mobi: 5.420;
- 10- Volkswagen Saveiro: 5.373.
Quais os carros mais vendidos entre os lançamentos?
Dentre os lançamentos, quem se saiu melhor foi o Chevrolet Spin reestilizado. O modelo já conta com um público cativo e boas melhorias, garantindo um acréscimo nas vendas que o manteve como o carro de sete lugares mais vendido do país.
O Renault Kardian ainda não cresceu a ponto de incomodar os rivais Fiat Pulse e VW Nivus, mas já representa um crescimento sobre o que era visto anteriormente com o Sandero e o Logan. Seu irmão Duster, que foi atualizado em janeiro, também está crescendo em vendas.
Contudo, o grande destaque nesse início de 2024 está sendo o Caoa Chery Tiggo 7. Desde o lançamento da versão Sport por R$ 134.990, o SUV médio está crescendo no ranking dos carros mais vendidos – a ponto de passar o irmão mais barato Tiggo 5X.