Tesla inaugura a primeira estação que usa apenas energia solar para recarregar carros elétricos

Valdemar Medeiros
por
-
28-06-2021 18:06:42
em Logística e Transporte
Tesla - carros elétricos - energia solar Inauguração da estação de carregamento movida a energia solar da Tesla – créditos: Chiam Energy

A grande empresa de Elon Musk, Tesla, inaugurou na cidade tibetana de Lhasa, na China, sua primeira estação que utiliza apenas energia solar para recarregar carros elétricos

A empresa de carros elétricos, Tesla, inaugurou sua primeira estação de carregamento Supercharger na China que usa painéis de energia solar para uma recarga 100% sustentável. A nova estação de carregamento é a primeira em todo mundo e ganha destaque por coletar mais de 3.000 horas de luz por ano.

Leia também

A primeira estação de recarga completa da Tesla

A estação que usa energia solar fica localizada na cidade de tibetana de Lhasa e, segundo um anúncio da Tesla, a escolha do local foi devido à abundância de luz que existe nessa zona montanhosa.

Apesar da China ser o segundo maior mercado para a empresa de carros elétricos, essa é a primeira estação de recarga completa da Tesla que possui um armazenamento independente de energia solar.

O início de uma jornada verde

Os painéis de energia solar, que foram montados no teto da estação de carregamento de carros elétricos, coletam a energia do sol, que é armazenada através de acumuladores e então, por fim, disponibilizada para os Superchargers Tesla.

A empresa de Elon Musk também fez o anúncio de que o sistema de energia solar para a estação de recarga de carros elétricos será capaz de coletar cerca de 3.000 horas de luz anualmente. Em uma das duas publicações feitas pela Tesla após a inauguração da estação de recarga sustentável, o CEO afirmou que o sistema faz uso eficiente dos dons do Sol e da natureza.

“O fluxo constante de energia solar foi totalmente aproveitado para estabelecer uma cadeia ecológica do uso ao armazenamento”, afirmou a empresa de carros elétricos. O objetivo de acordo com a segunda publicação é “dar início a uma jornada verde”.

Tesla se destaca no mercado de energia solar

A empresa de carros elétricos se interessou por energia solar em meados de 2016. Para entrar no mercado, a Tesla comprou a Solar City, empresa californiana, por cerca de US$ 2,6 bilhões, e atualmente a empresa faz parte da Tesla Energy. Logo após essa compra, a montadora anunciou que busca evoluir ainda mais nesse setor de energia renovável.

Nessa área, a empresa de elétricos produz e instala painéis de energia solar fotovoltaicos e também dispositivos de armazenamento de energia Powerwall, que armazenam a energia produzida pelo sol e utilizam para alimentar residências e também carregar carros elétricos.

No ano passado (2020), a montadora de Elon Musk tomou a decisão de desenvolver seus negócios no ramo de energia solar em território chinês e anunciou a contratação de uma liderança para a abertura de um escritório Solar Roof no país.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.