Tesla Semi de Elon Musk: conheça mais detalhes do caminhão elétrico da Tesla; autonomia surpreende

Fábio Lucas
por
-
10-04-2021 13:25:01
em Energia Renovável
Imagens Jerome Mends-Cole / Sactesla Imagens Jerome Mends-Cole / Sactesla

Caminhão elétrico da empresa norte-americana é aguardado no mundo todo. Autonomia pode ser o diferencial para o sucesso do projeto de Elon Musk

A Tesla, Inc ganhou o mundo sendo uma empresa famosa em seus veículos elétricos e trabalho com energia limpa. A gigante da Califórnia é presidida por Elon Musk, uma figura conhecida mundialmente e um dos homens mais ricos do planeta atualmente. Além de veículos elétricos, a Tesla produz painéis solares, armazenamento e títulos solares. O foco da empresa no momento é no caminhão elétrico Tesla Semi, que deve ser lançado em breve.

Caminhão elétrico da Tesla foi anunciado em 2017

A aposta do Elon Musk é entrar de vez no mercado de caminhões e concorrer com veículos de empresas que estão há décadas no mercado de veículos pesados. O Tesla Semi é um caminhão totalmente elétrico a classe 8. Ele é movido a bateria e teve o seu primeiro protótipo do caminhão elétrico lançado em 2017. Na ocasião, a expectativa era que ele fosse lançado em 2019, depois 2020, mas até agora nada.

Na apresentação, a Tesla informou que o caminhão terá a capacidade de andar 800 milhas (1280 KM) com a carga total e 650 milhas (1050 KM) com 80% da carga da bateria. Todavia, Elon Musk indicou no ano passado que o caminhão deve ter uma autonomia de 600 milhas, cerca de 945 KM. Porém, tudo é especulação até o momento.

Protótipo visto em 2019

O Tesla Semi também terá o Autopilot assim como os outros veículos elétricos da empresa norte-americana. O caminhão elétrico Tesla Semi teria a capacidade de carregar 80% da bateria em 30 minutos, com uma autonomia de 400 milhas (650 KM). Veja imagem abaixo de um protótipo do caminhão elétrico visto em 2019, na Califórnia.

Imagens Jerome Mends-Cole / Sactesla

Tudo indica que o Tesla Semi terá caminhões elétricos diferentes. O modelo básico da empresa teria uma autonomia de 300 milhas (480 KM) e um custo de U$ 150.000 e o modelo top com um alcance de 500 milhas (800 KM) começaria custando U$ 180.000. As empresas que buscam estes caminhões são aquelas que necessitam de viagens diárias, gerando uma redução de custos gigantesca o fim do mês.

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe