A China anunciou que a tecnologia do 6G deve ser comercializada em todo o mundo até 2030
Pela primeira vez em um laboratório de alta tecnologia, uma equipe em Nanjing, na capital da província de Jiangsu, no leste da China, teve êxito em atingir a taxa de 206,25 gigabytes por segundo (Gbps) durante um teste de velocidade do 6G. A informação foi divulgada no site do instituto.
Confira ainda:
- Estrutural convoca Engenheiros Mecânico Produção e mestre de caldeiraria para São Paulo e Macaé, no Rio
- Recursos Humanos offshore recebe solicitação para cadastro de profissionais
- Setor de construção em Portugal busca por trabalhadores brasileiros para assumir novas vagas de emprego
A proeza de desenvolver o sistema pioneiro e experimental de comunicação de transmissão 6G, em tempo real, a uma velocidade de 360-430GHz terahertz ou 100/200 Gbps foi possível graças ao apoio do governo chinês, da empresa de telecomunicações China Mobile e da Universidade de Fudan. O sistema é considerado o mais veloz do planeta até então.
Possíveis usos para o 6G
A nova tecnologia 6G da China poderá ser utilizada para a comunicação sem fio de grande velocidade entre conjuntos de satélites, entre a atmosfera e o planeta e veículos aéreos sem tripulação.
- Akaer fecha contrato milionário para produzir componentes do C-390 e do Praetor 600: participação em aviões que já conquistaram mais de 10 países!
- Governo lança investimento histórico de R$ 546,6 bilhões para transformar a agricultura e a indústria brasileira com tecnologia e sustentabilidade
- Enquanto compra jazidas no Brasil, China proíbe exportação de minerais essenciais aos EUA em mais um capítulo da atual tensão comercial
- Conheça o plano ambicioso da Petrobras que pode gerar 25 MIL empregos e investimentos de mais de R$ 130 BILHÕES
Além disso, o 6G poderá oferecer um plus na velocidade de pico do sistema mais atual existente, o 5G, podendo servir inclusive ao metaverso. Para que isso ocorra, a tecnologia da China poderá ser unida às redes de fibra óptica para a expansão do acesso sem fio de 100-1000 Gbps ao ar livre e em locais fechados.
As ondas terahertz têm frequências maiores se comparadas com as ondas milimétricas (mm). A rede 5G atual usa faixas de frequência entre 24 GHz e 100 GHz, o que apresenta grande diferença em relação à frequência das redes 6G.
Transmissão com maior velocidade
Além disso, as ondas terahertz têm a capacidade de transmissão de dados com uma maior velocidade. Entretanto, elas possuem uma distância limitada de propagação do sinal, fato que demonstra ser um empecilho para sua aplicação em grande escala, de acordo com Xiang Ligang, diretor-geral da associação da indústria de telecomunicações Aliança de Consumo da Informação (Information Consumption Alliance, em inglês).
O esperado é que a tecnologia de comunicação sem fio 6G da China suceda a tecnologia 5G, que ainda está sendo implementada em diversos países. Além disso, o 6G torna possível que os dados sejam transmitidos a velocidades que são, no mínimo, 20x mais velozes que os padrões já existentes.