Solar Boat Brasil inicia fabricação de barco movido a energia solar na Bahia

Valdemar Medeiros
por
-
27-04-2022 12:04:29
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Solar Boat Brasil - bnarco movido a energia solar - energia solar - Bahia Empresa apresenta solução para eletrificação do setor náutico e planeja início da fabricação local no segundo semestre de 2022 – imagem: Solar Boat Brasil/Divulgação




A Solar Boat Brasil está desenvolvendo um barco movido a energia solar em Camaçari na Bahia, com autonomia de 80 km e capaz de alcançar uma velocidade máxima de até 15 km/h.

Com o objetivo de disponibilizar embarcações movidas pela luz solar fotovoltaica no mercado nacional, a empresa Solar Boat Brasil anunciou nesta segunda-feira (25) que está planejando o começo da fabricação de um barco movido a energia solar em Camaçari, na Bahia, no segundo semestre deste ano. A companhia foi fundada por Thomas Schulthess, um especialista na criação de projetos de energia eólica e fotovoltaica de grande porte, no final de 2020.

Solar Boat Brasil já concluiu dois barcos movidos a energia solar

Imagem: Solar Boat Brasil/Divulgação

O executivo da empresa afirmou que a tecnologia de barco movido a energia solar tem se popularizado em outros lugares do mundo e que o potencial da geração de energia solar no Brasil motivou o desenvolvimento do projeto na Bahia.

Schulthess detalha que a Solar Boat Brasil já concluiu dois catamarãs pilotos, um que conta com 10 metros voltado ao turismo náutico, e outro de 7 metros voltado para o recolhimento de lixo plástico flutuante. O executivo também destaca que a empresa lançará a produção em série de um barco movido a energia solar de 9,5 metros no Cimatec Park, na Bahia. 

Em um primeiro momento, a produção de 10 barcos por ano será vendida de forma direta ao operador de turismo ou de transporte público. A companhia já começou a debater com a prefeitura da Bahia para que seja feito o translado entre ilhas.

Saiba como funciona as tecnologia do barco movido a energia solar

Os barcos da Solar Boat Brasil utilizam painéis de energia solar fotovoltaicos que foram produzidos na China e pesam cerca de 70% menos que as placas solares comuns. Os equipamentos são projetados para suportar a maresia e a salinidade, além de tornar viável a geração de energia em dias nublados.

Segundo Schulthess, a grande vantagem de um barco movido a energia solar é seu custo operacional, que é 85% menor do que um veículo comum, e tal diferença ocorre devido a não utilização do diesel como combustível e da manutenção do motor a combustão.

De acordo com o executivo da Solar Boat Brasil, a embarcação da empresa é capaz de atingir uma velocidade máxima de 15 km/h e conta com uma bateria que consegue assegurar uma autonomia de 80 quilômetros. Entretanto, o diferencial mesmo é tentar navegar ao máximo apenas com a geração solar, sem a necessidade de recarregar.

Estudantes desenvolvem barco movido a energia solar e participam de competição

Um projeto de barco movido a energia solar, desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), está participando pela quarta vez do Desafio Solar Brasil, um campeonato brasileiro que foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 23 de março.

Em 2018, o projeto alcançou o primeiro lugar da competição. Ao total são cerca de 70 pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto, que compõe o programa de extensão do Centro Tecnológico da universidade.

O projeto é dividido em áreas de atuação que trabalham em conjunto, uma parte da equipe é responsável pelo desenvolvimento do barco solar, justamente para competir no desafio todo ano. O outro setor, conhecido como On Grid, realiza projetos de divulgação da energia solar, inclusive com o desenvolvimento do aplicativo Solares On, que é responsável por simular um sistema fotovoltaico nas residências dos usuários. O setor Off Grid é responsável por realizar projetos que tenham como fonte exclusiva a energia solar.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.