Sindicado entra na justiça contra a venda da Refinaria Clara Camarão, da Petrobras, no Rio Grande do Norte
O sindicado dos Petroleiros do Rio Grande do Norte é contra a venda de refinaria de Clara Camarão, que está localizada na cidade de Guamaré-RN. O sindicado entrou com uma ação pública no Tribunal Regional Federal da 5ª região para tentar barrar a venda da refinaria e de outros ativos da Petrobras no estado.
Como um pedido do sindicato já tinha sido negado na primeira instância, a categoria optou por entrar na segunda instância, dessa forma, busca vitória na justiça. O sindicado destaca que o objetivo ação na justiça é barrar avanço das negociações e evitar “danos econômicos, sociais e ambientais”.
“Estamos prevendo graves consequências no âmbito econômico, político, social, cultural e ambiental com destaque para a perda de receitas, royalties e projetos voltados a ações de cidadania e, principalmente, a perda de empregos num momento em que a economia do país está arrasada devido a pandemia do Covid-19”, disse Ivis Corsino, coordenador-geral do Sindipetro.
-
Petrobras bate recorde de produção no pré-sal: 2,66 milhões de barris por dia
-
Petrobras começa a perfurar a Foz do Amazonas, o poço mais polêmico do país, na Margem Equatorial
-
Petrobras anuncia investimento que vai dobrar a oferta de gás natural do Nordeste
-
Petrobras aprova refinaria de US$ 1,2 bilhão em Cubatão para produzir querosene de avião e diesel a partir de plantas

Entenda o processo
No ano passado, mais precisamente no mês de agosto, a Petrobras anunciou que iria vender todos os ativos da estatal no estado do Rio Grande do Norte. OA estatal já possui propostas para a compra dos ativos com valores que superam as cifras de US$ 1 bilhão. A Petrobras vem negociando com a 3R Petroleum.
O sindicado entende que a venda dos ativos da Petrobras é ilegal e, por conta disso, ficou entendido que era necessária uma ação judicial. A primeira instância entendeu que não a decisão de vender ou não os ativos no estado do Rio Grande do Norte são de decisão interna da estatal.
