1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Setor de carros conta com nomes como Toyota, Mercedes e Tesla como as três marcas mais valiosas do ano
Tempo de leitura 3 min de leitura

Setor de carros conta com nomes como Toyota, Mercedes e Tesla como as três marcas mais valiosas do ano

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 31/01/2022 às 21:36
carros - toyota - mercedes - tesla
Foto: Reprodução Google Imagens / jornal do carro estadão

O ranking da Brand Finance das maiores marcas do mundo traz Toyota, Mercedes e Tesla liderando o mercado automotivo

Desde que se iniciou a pandemia da Covid-19, o cenário da indústria global de carros vem enfrentando uma decadência. Com a fabricação em queda, carência na quantidade de suprimentos e problemas logísticos, as operações estão sendo afetadas, até mesmo as de grandes marcas como Toyota e Mercedes. Divulgado pela CNN Brasil, o ranking da Brand Finance das maiores marcas do mundo traz Toyota, Mercedes e Tesla liderando o mercado de carros.

Veja ainda outras notícias do dia:

Além das questões que envolvem a pandemia, mais países estão determinando datas para o término da venda de carros à combustão. Com isso, muitas empresas foram forçadas a investir altos valores para que possam desenvolver carros elétricos, que, há cerca de dois anos, vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado.

Em decorrência dessas adversidades, o valor de algumas marcas totalmente conectadas com a produção de carros vem sofrendo uma queda nos últimos anos.

Isso se tornou claro no levantamento das marcas mais bem avaliadas do mundo, que foi publicado pela empresa de consultoria Brand Finance. Entre as 100 marcas mais valiosas no ranking, constam apenas 8 do setor automotivo: Toyota, Mercedes-Benz, Tesla, Volkswagen, BMW, Porsche, Honda e Ford, todas abaixo da décima posição. A liderança, por sua vez, está no setor de tecnologia, contando com Apple, Amazon e Google.

Por outro lado, empresas que são especializadas em carros elétricos, como, por exemplo, a Tesla e a BYD, tiveram grande crescimento no ano passado. Inclusive, a BYD, fundada em 2003, emplacou como uma das 10 marcas que mais ascenderam em valor.

Ademais, conforme a Brand Finance divulgou, a listagem das marcas mais valiosas em todo o mundo leva em consideração a capacidade das empresas de atrair consumidores, fazer com que se tornem leais à marca e, ainda, gerar motivação entre os funcionários. Somente após o apuramento desses dados é que se calcula o valor estimado.

Veja, a seguir, quais são as marcas da área automotiva melhor avaliadas, em 2022, entre as 100 primeiras do ranking, as posições e os valores estimados:

  • Toyota: Emplacando na mesma posição do ano passado, 12ª, a empresa japonesa é avaliada em US$ 64,28 bilhões, quase US$ 5 bilhões a mais que em 2021.
  • Mercedes-Benz: em 15º lugar, duas posições abaixo de 2021, a Mercedes possui valor de US$ 60,76 bilhões.
  • Tesla: A marca de Elon Musk subiu 14 posições no ranking em 2022 e ocupa agora o 28º lugar, com avaliação de US$ 46,01 bilhões.
  • Volkswagen: Com diferença negativa de 7 lugares, na 26ª posição, ela é avaliada em US$ 41,04 bilhões, quase US$ 6 bilhões a menos que em 2021.
  • BMW: 10 posições abaixo do ano passado, essa marca de carros está em 39º na lista, com US$ 37,94 bilhões.
  • Porsche: Avaliada em US$ 33,71 bilhões, a Porsche também teve queda de 10 posições, ocupando, este ano, o 46º lugar.
  • Honda: Em 2022, ela está na 61ª posição com US$ 28,24 bilhões, bem abaixo do ano passado.
  • Ford: Com valor estimado de US$ 24,17 bilhões, a marca está em 76ª, muito atrás de Toyota, Mercedes e Tesla, por exemplo.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos