Segundo a Petrobras preço do Gás Natural deve cair em agosto

Flavia Marinho
por
-
26-06-2020 13:18:23
em Petróleo, Óleo e Gás
Segundo a Petrobras preço do Gás Natural deve cair em agosto Segundo a Petrobras preço do Gás Natural deve cair em agosto

Para a diretora da Petrobras medidas como a regulamentação da distribuição, do consumidor livre e de novos produtores auxiliarão na queda do preço do gás.

A Petrobras, enfim começa a ver resultados em sua estratégia de gás mais barato para o consumidor brasileiro. Conforme declaração da diretora executiva de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, durante um webinar promovido pelo IBP na quinta-feira (25/6). ANP estima quase 100 plataformas descomissionadas até 2025.

Leia também

O GNL importado vai competir com o GNL local devido as baixas nos preços internacionais o que acarretará “briga” no mercado e consequentemente queda de preços ao consumidor.

Para a diretora da Petrobras medidas como a regulamentação da distribuição, do consumidor livre e de novos produtores auxiliarão na queda do preço do gás. Somente neste ano de 2020 o preço do gás em dólares já acumula uma queda de 36%, muito em função da queda da demanda e atingiu o valor de US$ 6 a US$ 6,5 por milhão de BTU em maio.

As chamadas públicas no setor de transportes do gás, essenciais para impulsionar o setor, devem ocorrer entre o segundo semestre deste ano e primeiro semestre de 2021.Já que a pandemia causou o cancelamento da 01R/2020, referente a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) e de outras que devem ser coordenadas pela TBG e Nova Transportadora do Sudeste (NTS), sem contar com uma da Transportadora Associada de Gás (TAG) e uma possível adicional chamada também da TBG.

A Petrobras pretende com a regulamentação reduzir os riscos e evitar a instabilidade no setor atraindo assim investimentos. Já em relação a novos investimentos da estatal ela declarou que a decisão de investimento em infraestrutura que possam possibilitar uma oferta maior desse gás está diretamente relacionada a estudos viabilidade técnica e econômica dos projetos de E&P, que “precisam ser viabilizados em um cenário de preços de petróleo e considerando as premissas macroeconômicas atualizadas”, completou ela.

Basicamente existem dois tipos de cotação para o barril de petróleo, o WTI (West Texas Intermediate) que possui sua cotação na bolsa de Nova Iorque e a principal referência para o mercado americano e o Brent que é listado na bolsa de Londres, que é a principal referência dessa commodity para o mercado europeu.

O WTI corresponde principalmente ao petróleo extraído no Golfo do México e o Brent, no Mar do Norte como no Oriente Médio.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe