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São Paulo terá transporte de passageiros em um de seus rios mais famosos em plano ambicioso que promete mudar a mobilidade da cidade e já tem data para sair do papel

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 25/11/2024 às 22:41
São Paulo lança o PlanHidro SP, projeto bilionário que promete transformar o Rio Pinheiros em rota de transporte de passageiros e cargas.
São Paulo lança o PlanHidro SP, projeto bilionário que promete transformar o Rio Pinheiros em rota de transporte de passageiros e cargas.
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São Paulo está prestes a revolucionar sua mobilidade urbana com o PlanHidro SP. O projeto prevê o uso do Rio Pinheiros para transporte de passageiros e cargas, além da revitalização das margens e criação de parques fluviais.

No coração da maior metrópole do Brasil, uma iniciativa ousada está prestes a transformar o trânsito caótico e a relação dos paulistanos com os rios da cidade.

Um plano que parecia distante da realidade começa a tomar forma e promete algo inédito: um sistema de transporte aquático no famoso Rio Pinheiros, combinando inovação, sustentabilidade e uma nova perspectiva para a mobilidade urbana.

O que parece um sonho futurista já tem data para sair do papel e conta com um cronograma extenso, mas bem definido. O que está por trás desse plano revolucionário?

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E como ele pretende impactar a rotina de milhões de pessoas? Descubra os detalhes dessa empreitada que promete marcar a história de São Paulo.

PlanHidro SP: a nova era da mobilidade fluvial

No final de outubro de 2024, a Prefeitura de São Paulo apresentou o PlanHidro SP, um projeto que visa criar um sistema de transporte hidroviário para cargas e passageiros em até 180 km de vias navegáveis.

Além disso, o plano inclui ações de revitalização das margens dos rios e a construção de parques fluviais, integrando infraestrutura e mobilidade.

Segundo informações divulgadas pelo Via Trolebus, a proposta foi desenvolvida por um Grupo de Trabalho Intersecretarial com a participação de 18 órgãos técnicos especializados.

Essa iniciativa contou também com uma consulta pública e uma audiência realizada para discutir o projeto em detalhes.

Infraestrutura planejada: eclusas, barcos e ecopostos

O PlanHidro SP prevê a construção de uma infraestrutura complexa e moderna para viabilizar a navegação urbana. Entre as obras previstas estão:

  • Construção de eclusas e pontes para pedestres.
  • Dragagem de mais de 1,3 milhão de metros cúbicos de material para facilitar a navegabilidade.
  • Instalação de atracadouros de lazer e ecopostos, incentivando atividades recreativas e o uso sustentável das margens fluviais.
Reprodução: Prefeitura de SP

Detalhes das hidrovias no Rio Pinheiros

Canal inferior do Rio Pinheiros

O trecho do Canal Inferior terá 10 km de extensão e será o primeiro a ser implementado, com custo estimado em R$ 927,2 milhões. Ele conectará a Vila Leopoldina até a Eclusa da Traição. Entre os destaques estão:

  • Barcos previstos: 10 para passageiros, 12 para carga e 4 para serviços.
  • Ecopostos: Vila Leopoldina, Jaguaré, Pirajuçara, Córrego Verde, Jockey e Uberaba.
  • Pontes para pedestres: duas entre Vila Leopoldina e Jaguaré, e uma próxima à Ponte Eusébio Matoso.
  • Atracadouros de lazer: em Jaguaré, Pirajuçara, Jockey e Uberaba.

Canal superior do Rio Pinheiros

Já o Canal Superior terá 17 km de extensão e ligação entre a Eclusa da Traição e os ramais das eclusas da Pedreira e Guarapiranga, com orçamento de R$ 1,8 bilhão. A estrutura prevista inclui:

  • Barcos previstos: 11 para passageiros, 12 para carga e 4 para serviços.
  • Ecopostos: Panorama, Morumbi, Santo Amaro e Zavuvus.
  • Pontes para pedestres: em Panorama e Zavuvus.

Cronograma e metas do projeto

De acordo com os dados apresentados, o início das obras está previsto para 2027, com prazo de conclusão em 2035.

O projeto pretende reconfigurar a mobilidade em São Paulo, integrando o transporte hidroviário com outras modalidades e melhorando o acesso às margens dos rios.

Impactos e desafios

O PlanHidro SP promete benefícios como a redução do tráfego nas ruas e avenidas da cidade, além de uma conexão mais harmônica entre os espaços urbanos e os rios.

No entanto, há desafios consideráveis, como os altos custos envolvidos e a necessidade de garantir a limpeza e manutenção contínuas das águas do Rio Pinheiros.

Conforme destacou o Via Trolebus, o sucesso desse plano dependerá de uma gestão integrada e de parcerias público-privadas para viabilizar os investimentos.

Você acredita no futuro dos rios como vias de transporte em São Paulo?

Com um investimento bilionário e grandes expectativas, o PlanHidro SP é um marco para a mobilidade da cidade. Será que os paulistanos abraçarão essa nova forma de transporte?

Ou os desafios ambientais e financeiros impedirão o projeto de deslanchar? Deixe sua opinião nos comentários!

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Valmir Belarmino
Valmir Belarmino
26/11/2024 17:04

Olha este projeto da hidrovia ,está igual ao trem bala do Rio para São Paulo,não sai nunca !

Valmir Belarmino
Valmir Belarmino
26/11/2024 17:06

Dificilmente sairá do papel ,um projeto gigantesco e caro , o problema arranjar interessados ! Seria muito bom para a população ,que fugiria do transtorno caótico .

Felipe Mendes
Felipe Mendes
27/11/2024 05:34

Aqui no Brasil temos grandes projetos
Mas nenhum sai do papel.
O Brasil nunca será um país desenvolvido com essas ****pulas de **** no governo.

Guaciara Monteiro Cerullo
Guaciara Monteiro Cerullo
27/11/2024 09:07

Quando a Zona Leste será contemplada? Há um enorme contingente que atravessa a cidade para trabalhar que precisa desse meio de transporte e do lazer que esta proposto nesse projeto. Rio Tietê faz parte da Cidade.

Ivan
Ivan
27/11/2024 09:41

Kkkkkk paulista é engraçado mesmo, vai passear de barco no esgoto

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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