Samsung se aventura no mercado de geração de energia eólica offshore e lança novo modelo de flutuador com torres eólicas em alto mar

Valdemar Medeiros
por
-
21-07-2021 11:58:50
em Energia Renovável
Samsung - energia eólica offshore - torres eólicas - Torres eólicas offshore flutuantes – créditos: Heavy industries

A Samsung Heavy Industries produz torres eólicas desde 2013 e isso não é uma surpresa, a novidade é que a empresa está trazendo ao mercado de energia eólica offshore uma solução inovadora: Um flutuador com torres eólicas que promete reduzir o tempo de instalação

A Samsung Heavy Industries (SHI) está se aventurando no mercado de energia eólica offshore e desenvolvendo um novo modelo de um flutuador eólico offshore. Nesta segunda-feira (19), a empresa anunciou que recebeu a Aprovação em Principio (AiP) para o seu modelo de flutuador com torres eólicas de escala de 9,5.

Leia também

Torres eólicas com design otimizado

Novo revestimento pode reduzir custo da energia eólica – science

A remoção da estrutura de aço que suporta o gerador de energia eólica offshore conhecida como pontão, ajudará a diminuir de forma drástica o período de construção desde o design e transporte até a construção e instalação.

Devido aos 40 anos de análise de dados, incluindo a força do vento, profundidade da água e maré, a Samsung desenvolveu um design otimizado, que garante a segurança em ambientes marinhos extremos.

A Samsung começou a desenvolver o modelo flutuador com torres eólicas offshore em outubro do ano passado, antes de concluir o teste do modelo de tanque de água flutuante no Instituto de Pesquisa de Navios e Engenharia Oceânica da Coreia (Kriso) em março, ao lado de sociedades de classificação, agências governamentais e outros parceiros.

Samsung promove sustentabilidade com investimentos em energia eólica offshore

De acordo com o chefe do departamento de tecnologia da Samsung Heavy Industries, Ho-Hyun Jung, o movimento global para combater as alterações climáticas vem crescendo de forma exponencial e assim há uma grande demanda por tecnologias de energia renovável, como a energia eólica offshore.

Sendo assim, é esperado que esta plataforma com torres eólicas offshore flutuante venha ajudar a combater as alterações climáticas. A Samnsung afirma que baseia seus desenhos nas plataformas de perfuração de petróleo flutuantes.

O objetivo é suprimir a procura futura por este tipo de energia renovável, desenvolvendo um modelo competitivo, levando como base as suas capacidades de engenharia terrestre.

Conheça a Samsung Heavy Industries

A Samsung Heavy Industries foi fundada em 1974 e se trata de uma subsidiária do conglomerado da Coreia do Sul. É um dos maiores estaleiros sul-coreanos e também se tornou fabricante de torres eólicas em 2013.

A empresa opera três plantas industriais na Coréia do Sul: a Goeje Shipyard, Daeduk R&D e Pangyo R&D Center, além de também operar outras duas no exterior. A SHI constrói navios de passageiros, de cargas e FPSOs voltados para a exploração de petróleo. No fim dos anos 80 começou a produzir veículos, começando por empilhadeiras e em 93 iniciou a produção de caminhões e protótipos de carros elétricos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.