Desde julho, indústrias de alimentos e bebidas e empresas do atacado e varejo vêm ampliando suas capacidades com a locação de galpões temporários para atender o crescimento esperado das vendas do comércio físico e online, da liquidação em novembro até as festas de fim de ano.
Com a retomada integral do varejo, o avanço da vacinação em todo País e o otimismo econômico gerado pela proximidade de importantes datas, como a Black Friday e as festividades de Natal e Ano Novo, indústrias de alimentos e bebidas e empresas do atacado e varejo estão no alvo das altas demandas. E para atender o consumidor final, com garantia de estoque, entrega rápida e bons preços, desde julho muitas companhias vêm ampliando sua capacidade de armazenagem para não faltar nada na mesa e na casa dos brasileiros.
Pode ser interessante também
Assista um vídeo sobre Planejamento operacional logístico na Black Friday
Grandes players nacionais e fornecedores de infraestrutura e serviços se preparam com muita antecedência para os picos de armazenagem de fim de ano, um planejamento realizado no início do primeiro semestre, explica o especialista em logística, Sergio Gallucci: “No segmento de bebidas, por exemplo, temos o “plano verão”, que vai da primavera até um pouco depois do carnaval e movimenta toda a cadeia: matéria-prima, produção, envase, preparação e estocagem, seja de vasilhames, engradados, embalagens de vidro, produtos acabados, distribuidores e supermercadistas, entre tantos outros itens”.
Segundo Gallucci, uma das soluções mais usadas hoje pelo mercado para ampliar a capacidade de estoque e armazenagem é locar galpões por um determinado período de tempo, dada a flexibilidade de uso e velocidade de instalação. “Além da montagem de um galpão deste tipo poder ser realizada em qualquer solo, de qualquer tipo de empresa, é possível estruturar um armazém de 1 mil metros quadrados em menos de uma semana”, ressalta.
- APROVADO! Importante ferrovia vai receber investimento de 500 MILHÕES para ser ampliada e se tornar umas das principais do Brasil
- SimpliRoute Convoca Especialistas para Revolucionar a Logística em Estudo Nacional 2025
- Trens de volta ao Brasil! Governo tira a mão do bolso e desembolsa valor MILIONÁRIO para restauração de tradicional complexo ferroviário
- China investirá R$ 14 bilhões na construção do Trem Intercidades, conectando São Paulo e Campinas em 1 hora
Ainda de acordo com o especialista, que também é diretor Comercial e de Marketing da Tópico, líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis e coberturas, o segundo semestre é responsável por 77,5% dos projetos realizados anualmente para o setor de alimentos e bebidas. “O volume montado nesse período, considerando a média dos anos de 2019, 2020 e a projeção 2021, será três vezes maior que toda nossa entrega nos primeiros seis meses do ano, tamanho o impacto das festividades e a alta trazida pela sazonalidade.
Custo x Benefício
São vários os motivos que levam as empresas a optarem por esse modelo de negócio. A principal delas, lembra o executivo, é a necessidade de aumentar a capacidade própria de estoque de forma rápida. “Mas são levados em conta outros fatores estratégicos, como o controle da operação logística dentro do próprio site do cliente, a redução no custo total final da operação logística, já que o galpão lonado tem preços mais competitivos que a alvenaria e espaços em condomínios logísticos, e a possibilidade de ter um contrato ajustado de acordo com o período de utilização. Por fim, o benefício de poder mudar o tamanho, o layout e o tipo de produto armazenado com muita agilidade é mais um ponto de diferenciação”, conclui Gallucci.
Sobre a Tópico
Líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas, há quatro décadas, a TÓPICO – empresa do fundo de capital privado Southern Cross Group – ocupa posição de destaque no Brasil. São mais de 2.5 milhões de m² instalados que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias. Comprometida em alinhar suas atividades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a Tópico vem investindo e aprimorando suas políticas para atender as agendas ambiental, social e de governança (Environmental, Social and Corporate Governance – ESG). A companhia integra, ainda, a rede Brasil do Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Com mais de 750 clientes ativos e 465 colaboradores diretos, possui fábrica própria e centro de distribuição, ambos localizados na sede em Embu das Artes (SP). Conta ainda com escritório em São Paulo (capital) e filiais em Contagem (MG), Lauro de Freitas (BA), Parauapebas (PA) e Rondonópolis (MT). Saiba mais: https://topico.com.br