Boas novas e investimentos para construção naval do Brasil em 2021 previstos

Construção Naval Boas Novas e Investimentos FPSO no Brasil

Depois da última matéria sobre projetos já confirmados da construção brasileira este ano, hoje falaremos sobre outros investimentos e negociações do setor para o ano que vêm

No último post feito pelo Renato Oliveira sobre a construção naval do Brasil e empreendimentos que já iniciaram este ano, chegou a vez de falarmos sobre este mercado para o ano de 2021. Até o momento, as boas novas e investimentos deste setor estão nos seguintes patamares:

Construção Naval Brasileira: Projetos previstos para inciarem em 2021

  • 5° Fragata classe Tamandaré
  • Brasfels (RJ) e o EBR (RS) de olho nos topsides da Modec
  • 13 projetos de FPSO até 2024

1) O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já conversou com Paulo Guedes sobre a construção da 5° Fragata classe Tamandaré com possibilidade de uma 6° embarcação, assim a Marinha do Brasil substituiria as seis fragatas classe Niterói que operam desde a década de 70.

2) As gigantes da construção naval, o Brasfels (RJ) e o EBR (RS), credenciados por entregas no prazo, estão de olho na construção dos módulos de topsides para o maior FPSO do Brasil encomendado pela Equinor a Modec. O Brasfels entregou neste começo de ano 2 módulos para o FPSO Carioca e o EBR entregou dois módulos (em 1 ano) para o FPSO Guanabara, ambos da Modec.

3) Serão investidos até 2024 US 30 Bi em FPSO’s no Brasil ( Saiba mais sobre eles aqui). Só a Petrobras tem 19 projetos em curso, 5 em avaliação, 8 em planejamento e 6 em licitação ou projeto final. Os 13 FPSO’s a serem instalados até 2024 são: P-70 (Atapu em 2020), Mero 1 e Sépia (2021), Marlim 1, Búzios 5 e Lula Oeste (2022), parque das baleias, Mero 2 e Marlim 2 (2023) e Búzios 6, Mero 3, Sergipe águas profundas e Itapu (2024).

Por Renato Oliveira – Coordenador de construção naval onshore e offshore

TENHA UM CV ESPECÍFICO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

Você gostaria de ter um currículo desenvolvido especialmente para uma vaga no meio marítimo, em plataforma, offshore ou cabotagem? Adquira seu currículo offshore formatado e específico aqui📄
Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.