A duplicação de um dos trechos mais movimentados do interior de São Paulo vai transformar a mobilidade regional. A Rodovia Washington Luís passará por obras de grande porte nos próximos meses.
O Governo de São Paulo anunciou o início das obras de ampliação da Rodovia Washington Luís (SP-310), na região de São José do Rio Preto. As intervenções começam em abril e vão atingir diretamente os municípios de Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol.
O investimento previsto é de R$ 455 milhões. A execução será da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, sob supervisão da Artesp. A previsão é que tudo seja concluído no segundo semestre de 2027.
Marginais, terceira faixa e novos viadutos
O pacote de obras inclui a construção de 15,8 km de pistas marginais. Essas marginais serão implantadas entre o km 436 e o km 446, dentro do trecho urbano de São José do Rio Preto. Haverá também obras no km 425, em Cedral, e próximo ao km 448, em Mirassol.
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Além disso, estão previstos 26,3 km de terceira faixa. Essa nova pista será construída entre os km 428 e 436 e também entre os km 444 e 452. Em sua maior parte, a terceira faixa ficará no canteiro central da rodovia.
Outro ponto de destaque é a reformulação completa do trevo de entroncamento com a Rodovia Transbrasiliana (BR-153). O projeto inclui novas alças de acesso e viadutos de retorno. Os acessos a São José do Rio Preto também passarão por melhorias.
No total, 11 viadutos serão construídos no trecho entre Cedral e Mirassol. Essas estruturas devem atender tanto o tráfego principal quanto o das novas marginais, organizando o fluxo e evitando conflitos entre veículos locais e de longa distância.
Segurança e desenvolvimento
O secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, destacou que a obra vai ajudar a resolver gargalos antigos da região. Segundo ele, o projeto melhora a fluidez no trânsito e impulsiona o desenvolvimento regional.
Outro benefício esperado é o aumento da segurança viária. Com a separação entre veículos urbanos e de longa distância, a tendência é de redução de acidentes. A terceira faixa também deve diminuir o risco de ultrapassagens perigosas.
Durante as obras, a concessionária vai implantar medidas de sinalização e gestão de tráfego. A ideia é manter o fluxo nas faixas que não forem afetadas. A população será avisada com antecedência sobre qualquer interdição.
Canais digitais, imprensa local e sinalização na rodovia serão usados para informar motoristas e moradores. A meta é garantir segurança e minimizar transtornos durante a execução das obras.
Expansão também em São Carlos
A Ecovias Noroeste Paulista também vai atuar na região de São Carlos. Ainda em 2025, começará a construção de uma terceira faixa na SP-310, entre os km 227,8 e 242,5. Essa obra tem previsão de entrega em abril de 2027.
Com isso, o governo amplia a presença de melhorias em trechos estratégicos da rodovia. O foco continua sendo aumentar a capacidade da via e tornar o tráfego mais seguro e eficiente.
Mais investimentos na malha viária
O governo paulista também anunciou novos investimentos em outras rodovias da região. A Ecovias Noroeste Paulista assumiu, recentemente, a gestão de 156 km de estradas que antes estavam sob responsabilidade da concessionária TEBE.
Entre os trechos agora sob nova administração estão partes da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e das rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323).
As melhorias previstas nesses trechos incluem a duplicação de 55 km da SP-351 e a construção de sete novos dispositivos de acesso na SP-323. Também haverá adequações nas marginais da SP-326, especialmente no trecho que passa por Barretos.
Estão previstas ainda obras de acessibilidade, com a construção e requalificação de passarelas para pedestres. O objetivo é facilitar o deslocamento seguro em pontos de travessia nas rodovias.
Duplicação até 2040
Outro destaque apresentado pelo secretário Rafael Benini foi a duplicação da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), entre Taquaritinga e Borborema. O trecho passa por Itápolis.
Essa obra será dividida em duas fases. A primeira ocorre entre 2025 e 2028. A segunda está programada para acontecer entre 2037 e 2040. O objetivo é preparar a região para o crescimento populacional e econômico esperado nas próximas décadas.