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Rodovia Washington Luís será duplicada — Investimento de R$ 455 milhões inclui marginais, viadutos e terceira faixa entre Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 25/03/2025 às 23:23
Rodovia Washington Luís, RODOVIA
Foto: Reprodução

A duplicação de um dos trechos mais movimentados do interior de São Paulo vai transformar a mobilidade regional. A Rodovia Washington Luís passará por obras de grande porte nos próximos meses.

O Governo de São Paulo anunciou o início das obras de ampliação da Rodovia Washington Luís (SP-310), na região de São José do Rio Preto. As intervenções começam em abril e vão atingir diretamente os municípios de Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol.

O investimento previsto é de R$ 455 milhões. A execução será da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, sob supervisão da Artesp. A previsão é que tudo seja concluído no segundo semestre de 2027.

Marginais, terceira faixa e novos viadutos

O pacote de obras inclui a construção de 15,8 km de pistas marginais. Essas marginais serão implantadas entre o km 436 e o km 446, dentro do trecho urbano de São José do Rio Preto. Haverá também obras no km 425, em Cedral, e próximo ao km 448, em Mirassol.

Além disso, estão previstos 26,3 km de terceira faixa. Essa nova pista será construída entre os km 428 e 436 e também entre os km 444 e 452. Em sua maior parte, a terceira faixa ficará no canteiro central da rodovia.

Outro ponto de destaque é a reformulação completa do trevo de entroncamento com a Rodovia Transbrasiliana (BR-153). O projeto inclui novas alças de acesso e viadutos de retorno. Os acessos a São José do Rio Preto também passarão por melhorias.

No total, 11 viadutos serão construídos no trecho entre Cedral e Mirassol. Essas estruturas devem atender tanto o tráfego principal quanto o das novas marginais, organizando o fluxo e evitando conflitos entre veículos locais e de longa distância.

Segurança e desenvolvimento

O secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, destacou que a obra vai ajudar a resolver gargalos antigos da região. Segundo ele, o projeto melhora a fluidez no trânsito e impulsiona o desenvolvimento regional.

Outro benefício esperado é o aumento da segurança viária. Com a separação entre veículos urbanos e de longa distância, a tendência é de redução de acidentes. A terceira faixa também deve diminuir o risco de ultrapassagens perigosas.

Durante as obras, a concessionária vai implantar medidas de sinalização e gestão de tráfego. A ideia é manter o fluxo nas faixas que não forem afetadas. A população será avisada com antecedência sobre qualquer interdição.

Canais digitais, imprensa local e sinalização na rodovia serão usados para informar motoristas e moradores. A meta é garantir segurança e minimizar transtornos durante a execução das obras.

Expansão também em São Carlos

A Ecovias Noroeste Paulista também vai atuar na região de São Carlos. Ainda em 2025, começará a construção de uma terceira faixa na SP-310, entre os km 227,8 e 242,5. Essa obra tem previsão de entrega em abril de 2027.

Com isso, o governo amplia a presença de melhorias em trechos estratégicos da rodovia. O foco continua sendo aumentar a capacidade da via e tornar o tráfego mais seguro e eficiente.

Mais investimentos na malha viária

O governo paulista também anunciou novos investimentos em outras rodovias da região. A Ecovias Noroeste Paulista assumiu, recentemente, a gestão de 156 km de estradas que antes estavam sob responsabilidade da concessionária TEBE.

Entre os trechos agora sob nova administração estão partes da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e das rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323).

As melhorias previstas nesses trechos incluem a duplicação de 55 km da SP-351 e a construção de sete novos dispositivos de acesso na SP-323. Também haverá adequações nas marginais da SP-326, especialmente no trecho que passa por Barretos.

Estão previstas ainda obras de acessibilidade, com a construção e requalificação de passarelas para pedestres. O objetivo é facilitar o deslocamento seguro em pontos de travessia nas rodovias.

Duplicação até 2040

Outro destaque apresentado pelo secretário Rafael Benini foi a duplicação da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), entre Taquaritinga e Borborema. O trecho passa por Itápolis.

Essa obra será dividida em duas fases. A primeira ocorre entre 2025 e 2028. A segunda está programada para acontecer entre 2037 e 2040. O objetivo é preparar a região para o crescimento populacional e econômico esperado nas próximas décadas.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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