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Rodovia (BR) importante para o Brasil receberá investimento na casa dos R$ 400 MILHÕES para a sua duplicação e construção de vias marginais, viadutos e pontes

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 16/11/2024 às 13:53
Investimento de R$ 410 milhões duplicará trecho da BR-153 em Goiás até 2025, prometendo mais segurança e eficiência logística. (Imagem/ Ilustração Ideogram)
Investimento de R$ 410 milhões duplicará trecho da BR-153 em Goiás até 2025, prometendo mais segurança e eficiência logística. (Imagem/ Ilustração Ideogram)

A duplicação da BR-153, com início previsto para 2025, promete revolucionar a infraestrutura da região. Com investimento de R$ 410 milhões, o projeto inclui vias marginais, viadutos e pontes, melhorando a segurança e reduzindo gargalos logísticos.

O Brasil está prestes a testemunhar uma transformação histórica em uma de suas rodovias mais importantes, mas os detalhes dessa empreitada ainda guardam surpresas.

Por trás de números impressionantes e promessas de melhoria na infraestrutura, um ambicioso projeto de duplicação promete revolucionar o transporte no país.

O que está em jogo é mais do que segurança e mobilidade: é o futuro de cidades inteiras que dependem dessas estradas para se desenvolver.

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Duplicação da BR-153 e os primeiros passos em 2025

Com um investimento estimado em R$ 410 milhões, as obras de duplicação da BR-153, administrada pela Ecovias do Araguaia, devem começar já em 2025.

O trecho a ser duplicado compreende os 53,44 quilômetros entre Anápolis, em Goiás, e a fronteira com o Tocantins, passando por importantes cidades como Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis.

A expectativa é de que as obras dessa etapa sejam concluídas até outubro do mesmo ano.

Segundo a concessionária, esse projeto faz parte de um cronograma maior que prevê a duplicação de 448,54 quilômetros no estado de Goiás até o fim do contrato, que se estenderá por 35 anos.

Impactos diretos para motoristas e economia

De acordo com a Ecovias do Araguaia, os benefícios dessa intervenção já estão claros. Entre janeiro de 2023 e outubro de 2024, os trechos sob sua administração registraram uma queda de 35% no número de acidentes fatais.

Além disso, a duplicação da rodovia promete melhorar o fluxo de cargas e passageiros, reduzindo gargalos logísticos como engarrafamentos e garantindo maior eficiência no transporte de mercadorias.

O trecho, que antes era considerado um dos piores de Goiás, já recebeu melhorias no asfalto e terá ampliação em diversos pontos, com destaque para a construção de dois viadutos, três pontes, quase 30 quilômetros de vias marginais e quatro novos acessos.

Um olhar técnico sobre a obra

Em entrevista ao Jornal Opção, o especialista em infraestrutura de transportes Urubatan Silva Tupinambá Filho destacou que o contrato firmado entre a Ecovias do Araguaia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê a duplicação de 623,3 quilômetros.

Esse número representa mais da metade do total de 850,7 quilômetros sob responsabilidade da concessionária.

Tupinambá enfatizou a importância de priorizar trechos de maior movimento, como o segmento entre Uruaçu e Anápolis, para diminuir acidentes e melhorar a logística.

“Quanto mais segregar pedestres dos veículos, garantindo o melhor deslocamento tanto de um quanto do outro, melhor será a rodovia”, afirmou.

Ele também sugeriu intervenções complementares, como passarelas, passagens superiores e inferiores, e pontos de parada para caminhoneiros, essenciais para tornar a via mais segura e eficiente.

Projeções para o futuro da BR-153

O cronograma apresentado pela Ecovias do Araguaia divide as duplicações em duas grandes fases.

A primeira, que contempla 357,9 quilômetros, deverá ser realizada entre 2025 e 2032. A segunda, envolvendo os 265,5 quilômetros restantes, acontecerá entre 2041 e 2047.

Além disso, o projeto inclui melhorias urbanas, como rotatórias e acessos marginais, com o objetivo de integrar a rodovia às cidades que ela atravessa.

Essas intervenções são vistas como cruciais para fortalecer a conexão entre os estados de Goiás e Tocantins, promovendo o desenvolvimento regional.

Obras de impacto social e econômico

A BR-153 desempenha um papel estratégico para a economia nacional, ligando o Norte ao Centro-Sul do país. Sua duplicação não apenas trará mais segurança aos motoristas, mas também aumentará a capacidade de transporte de mercadorias, fortalecendo o agronegócio e outros setores produtivos.

Além disso, a redução no número de acidentes fatais reforça a importância de intervenções como essa para salvar vidas e promover um trânsito mais eficiente.

Afinal, essa obra cumprirá as promessas?

Apesar dos avanços já registrados, o cumprimento do cronograma e a efetividade das obras dependem da execução precisa do projeto.

Com o início das intervenções previsto para 2025, resta saber se a Ecovias do Araguaia conseguirá atender às expectativas de motoristas e empresários que dependem da BR-153 para seus negócios e deslocamentos.

O que você acha? A duplicação da BR-153 transformará a logística e a segurança na região, ou os desafios colocam o sucesso dessa obra em risco?

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Paulo César Alves ORTUNHO
Paulo César Alves ORTUNHO
17/11/2024 04:12

A Br 153 no estado de São Paulo entre São José do Rio Preto e Ourinhos administração pela Triunfo está pessima como que não tivesse pedagio

Everardo
Everardo
20/11/2024 12:33

É… o Brasil só tem um problema: as estradas. Não há mais outros problemas para o cidadão, fora este, graças a Deus. Vamos dar o dinheiro dos impostos aos pobres coitados das empteiteiras, eles estão precisando!

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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