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Rodovia (BR) de Minas Gerais pode se tornar referência no Brasil com investimento maciço de 25 BILHÕES e parcerias no setor de construção, gerando renda e empregos ao estado

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 03/11/2024 às 02:49
Investimento de R$ 25 bilhões promete transformar rodovias mineiras, gerando milhares de empregos e impulsionando o setor de construção.
Investimento de R$ 25 bilhões promete transformar rodovias mineiras, gerando milhares de empregos e impulsionando o setor de construção.

As rodovias de Minas Gerais podem se tornar modelo nacional com o massivo investimento que busca impulsionar o setor de infraestrutura no estado.

Você imagina rodovias modernas e seguras, transformando o cenário de transporte e geração de empregos em Minas Gerais? Esse futuro está cada vez mais próximo!

Com um investimento de impressionantes R$ 25 bilhões, as principais estradas do estado se preparam para uma revolução na infraestrutura.

Na última década, as rodovias mineiras enfrentaram desafios de infraestrutura e segurança.

Agora, o Grupo EPR, vencedor do leilão de concessão de um trecho estratégico da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, promete uma transformação radical.

No próximo dia 5, um evento na capital mineira detalhará o plano ambicioso do grupo, que visa uma série de melhorias de longo prazo em rodovias do estado e até no Paraná.

Com duplicações, faixas adicionais e novos sistemas de pedágio eletrônico, a proposta é transformar Minas em referência nacional em infraestrutura rodoviária.

Evento para alavancar investimentos e parcerias

Para consolidar o projeto, o Grupo EPR se reunirá com potenciais parceiros e fornecedores de construção civil em Belo Horizonte.

O encontro, organizado no Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot-MG), visa integrar empresas locais e fortalecer a cadeia de fornecedores necessária para a execução das obras.

Com mais de R$ 25 bilhões a serem aplicados ao longo dos próximos 30 anos, o projeto deve impulsionar o setor de construção e gerar milhares de empregos diretos e indiretos no estado.

Concessões estratégicas para Minas Gerais

O projeto de modernização de rodovias do Grupo EPR envolve várias concessões em Minas Gerais. Abaixo, os principais detalhes das rodovias contempladas:

EPR Triângulo: Com um investimento previsto de R$ 3,5 bilhões, essa concessão abrangerá nove rodovias no Triângulo Mineiro.

As obras beneficiarão 16 municípios da região, oferecendo mais segurança e agilidade no transporte.

EPR Sul de Minas: Pioneira na implementação do sistema de pedágio free flow, essa concessão receberá R$ 2,5 bilhões para melhorar o fluxo de veículos sem a necessidade de paradas nas praças de pedágio, proporcionando uma viagem mais rápida e segura.

EPR Vias do Café: Localizada em uma área de grande movimentação de transporte e comércio, a concessão receberá cerca de R$ 2,8 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, sendo que mais de R$ 800 milhões serão investidos apenas nos cinco primeiros anos, para acelerar as obras.

EPR Via Mineira (BR-040): O trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora será um dos principais focos de investimento, com previsão de R$ 5,1 bilhões em melhorias.

Serão construídos 164 km de duplicações, além de 15 marginais e 8 passarelas, aumentando a segurança e a acessibilidade dos motoristas.

Leilão e o impacto no valor do pedágio

A concessão da BR-040, uma das rodovias mais movimentadas do estado, foi vencida pelo consórcio Infraestrutura MG, liderado pela EPR.

Com a promessa de melhorias significativas, o grupo ofereceu um desconto de 11,21% na tarifa inicial do pedágio, atraindo a concessão do trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora.

No entanto, o novo contrato já trouxe impacto direto para os usuários: desde agosto, o valor do pedágio foi reajustado, dobrando o custo nas três praças da rota.

Agora, automóveis, caminhonetes e furgões que percorrem o trecho pagam R$ 12,70 em cada praça de pedágio.

Os valores se aplicam nas três principais praças da rota: Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, cidades que compõem esse importante eixo de transporte entre a capital mineira e a Zona da Mata.

Expectativa para geração de empregos e fortalecimento da economia

O impacto econômico desse megainvestimento vai além da melhoria na infraestrutura rodoviária.

A expectativa é que o setor de construção civil em Minas Gerais ganhe um impulso significativo, com milhares de vagas de trabalho criadas ao longo dos próximos anos.

A demanda por mão de obra especializada, equipamentos e materiais de construção tende a fomentar novos negócios e fortalecer empresas locais.

Conforme as obras se desenrolam, cidades no entorno das rodovias concessionadas devem se beneficiar economicamente, com aumento do comércio e da oferta de serviços.

De acordo com especialistas, essa onda de investimentos coloca Minas Gerais em um patamar elevado na atração de novos negócios, tornando-se um polo atrativo para empresas interessadas em infraestrutura e inovação em transporte.

Minas Gerais como referência nacional em infraestrutura

Se todas as etapas do projeto forem cumpridas conforme o cronograma, as rodovias mineiras poderão se tornar um modelo para outras regiões do Brasil.

O uso de tecnologias avançadas, como o pedágio free flow, já sinaliza o compromisso do Grupo EPR com a modernização.

Esse projeto pode abrir um precedente para futuras concessões e mostrar ao país um caminho de modernização e eficiência em transporte rodoviário.

Com investimentos dessa magnitude, o projeto é ambicioso e reflete uma estratégia de desenvolvimento que coloca Minas no mapa das principais inovações em infraestrutura viária do Brasil.

Mas será que esse plano vai realmente transformar as rodovias mineiras em exemplo nacional? O que você acha? A modernização das rodovias de Minas será um exemplo para o resto do Brasil?

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Fernando
Fernando
03/11/2024 09:19

Politicagem, narrativas, não sairá do papel !

Alexandre Meloni
Alexandre Meloni
Em resposta a  Fernando
05/11/2024 02:49

Os contratos com a EPR feitos pelo desgovernador zema são prejudiciais ao povo mineiro. No Sul de Minas por exemplo, núa BR-459 cobra pedágio mas não duplica a rodovia, que é perigosa e quase não tem pontos de ultrapassagem. O movimento é intenso e sem duplicação é uma tristesa andar nessa rodovia. Pior, tem 4 pontes estreitas e perigosíssimas que deveriam ser substituídas imediatamente, mas não tem previsão no contrato lesivo aos cidadãos..

Da forma como zema faz essas privatarias, melhor seria não ter feito. zema está condenando o Sul de Minas ao atraso e a riscos de acidentes graves!

Bender
Bender
Em resposta a  Alexandre Meloni
09/11/2024 07:56

BR = governo federal

Neide Loureiro Cendon
Neide Loureiro Cendon
03/11/2024 10:52

Exultante, estou certa que SIM💌

Cícero
Cícero
03/11/2024 15:44

A rodovia vai continuar péssima e com pedágio,ex. Já temos a rodovia do café é cara e péssima, alguém tá ganhando com esses leilões e te garanto q não o povo mineiro

Edivaldo Fiuza
Edivaldo Fiuza
03/11/2024 17:59

Seria algo q Minas jamais teve em sua malha viaria no papel muito lindo.

Usuário
Usuário
03/11/2024 18:43

A bandigem já começou pelo valor cobrado no pedágio, dobrou de um minuto pro outro sem nenhuma comunicação prévia

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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