1. Início
  2. / Economia
  3. / R$ 12 milhões serão investidos em nova fábrica de geradores de painéis de energia solar, no Complexo do Pecém, no Ceará
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

R$ 12 milhões serão investidos em nova fábrica de geradores de painéis de energia solar, no Complexo do Pecém, no Ceará

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/06/2021 às 10:53
Fábrica – energia solar – Ceará
Painéis de energia solar/ Fonte: G1-Globo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Renovigi Energia Solar implantará nova fábrica no Complexo do Pecém, no Ceará, de painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar

Após a assinatura de um memorando de entendimento com o Governo do Ceará, assinado na manhã de sexta-feira (25/06), a empresa catarinense Renovigi Energia Solar espera iniciar as operações de sua nova fábrica no estado até o final deste ano. Segundo Gustavo Martins, presidente da Renovigi, o investimento total é de R$ 150 milhões, valor que inclui a instalação da linha de montagem (R$ 12,5 milhões), além da aquisição da matéria-prima, capital de giro, equipamentos, investimentos na distribuição, dentre outros. Veja ainda: Nova fábrica de produtos lácteos será construída no estado do Ceará. R$ 50 milhões serão investidos e novos empregos serão gerados

Detalhes sobre a nova fábrica de geradores de energia solar, no Ceará

A Renovigi promete realizar investimentos de R$ 12 milhões na construção ou locação de dois galpões industriais – para abrigar a fábrica de montagem dos painéis de energia solar e outro para um Centro de Distribuição dos produtos. Os imóveis estão sendo locados pela Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), que administra o chamado Complexo do Pecém, incluindo o porto marítimo e a ZPE.

O investimento para a implantação de sua fábrica montadora de painéis de energia solar e de seu centro de distribuição é, aparentemente, pequeno, mas a Renovigi Energia Solar estima que mobilizará R$ 250 milhões em capital de giro e que seu faturamento anual, que a partir de 2022 chegará a R$ 2 bilhões. A Renovigi importará os painéis e todos os insumos necessários a sua instalação, razão pela qual é expressiva a necessidade de capital de giro.

Escolha do Ceará para instalação da nova fábrica

Gustavo Martins, presidente da Renovigi, diz que a escolha do Ceará foi estratégica para a Renovigi, tanto pelos programas de incentivo aos renováveis deste estado como também pela infraestrutura. A fábrica ficará dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o que facilitará que a matéria-prima chegue da Ásia pelos navios que atracarão no porto. Nesta primeira etapa de instalação, produção e distribuição de materiais, é previsto investimento de R$ 150 milhões, diz Martins.

O presidente da Renovigi ainda diz que a opção pelo Ceará foi mais pelo plano estratégico voltado para energias renováveis e por uma questão logística. Gustavo diz que o estado do Ceará pode receber os materiais por um porto eficiente e a localização do Ceará, que está em uma posição central, favorece a distribuição para clientes no Norte e no Nordeste.

Capacidade de produção da nova unidade de geradores de painéis de energia solar

A fábrica no Ceará estima a produção de cerca de 600 sistemas de geração por mês, o que representa 7.200 sistemas por ano. De acordo com a empresa, a comercialização dos sistemas será voltada principalmente aos estados do Nordeste, e em escala menor para o Norte. As duas regiões representam hoje 22% das vendas da companhia e a expectativa é que passem a responder por 30%. A unidade em Pecém será a terceira da empresa no país e as outras duas fábricas estão localizadas em Louveira (SP) e outra em Itajaí (SC).

A nova unidade de montagem industrial mira o potencial o crescimento dos negócios no Nordeste, onde a empresa possui 535 credenciados, que são os parceiros e integradores da empresa na venda direta aos clientes.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo