Projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte mais próximo de ser concretizado

Kelly
por
-
05-09-2020 11:04:54
em Energia Renovável
Projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte mais próximo de ser concretizado Parque de energia eólica offshore/Imagem: Divulgação

Proposta visa a implantação de um parque eólico no offshore do Rio Grande do Norte, com 300 Km² de área, 52 aerogeradores de 12 MW de potência instalada, além de duas subestações elétricas

O projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte está cada vez mais perto de começar a ser executado! A BI Energia apresentou detalhes do escopo da proposta ao Governo do Estado, em encontro virtual realizado na última quinta-feira (03), e ficou estabelecido que haverá a assinatura do Memorando de Entendimento entre os interessados dentro de duas semanas.

Leia também

Entre outros assuntos, os representantes da Bi Energia abordaram questões e licenças a serem seguidas junto aos órgãos ambientais, como o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

Segundo o engenheiro e representante da empresa Lúcio Bomfim, para iniciar as obras do parque eólico offshore, serão necessários de dois a três anos, a contar com a liberação do Ibama, termo de referência, audiência pública com as comunidades e projeto executivo.

O projeto visa a implantação de um parque eólico no offshore de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande, cidades do Rio Grande do Norte, com 300 Km² de área, 52 aerogeradores de 12 MW de potência instalada, somando 624 MW, além de duas subestações elétricas. Segundo a Bi Energia, estima-se que sejam gerados 3,1 mil Gwh/ano.

Potencial eólico do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é um dos estados do Nordeste com maior portencial para abrigar projetos de energia eólica no país. Atualmente, o RN tem 164 usinas em operação, 19 em construção e outros 84 projetos contratados, em que as obras ainda não foram iniciadas e apresenta capacidade instalada para geração de 4.450 MW de energia.

Segundo a governadora do estado, Fátima Bezerra, o RN tem aumentado a sua capacidade, inclusive por meio de parcerias e investimentos como esse da Bi Energia, e continua liderando o ranking da produção eólica no Brasil.

Sobre a Bi Energia

A BI Energia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) idealizada para a construção do primeiro parque eólico offshore do Brasil. A empresa faz parte do grupo de empresas da BI Holding Participações e Investimenos que possui foco em produção e geração de energia.

O projeto da BI Energia localiza-se na Caucaia-CE, entre os portos do Pecém e Mucuripe e está projetado para abastecer aproximadamente 25% da necessidade energética do Estado. Essa experiência com projetos no Ceará fez acelerar projetos de eólica offshore no Rio Grande do Norte.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.