Início Projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte mais próximo de ser concretizado

Projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte mais próximo de ser concretizado

5 de setembro de 2020 às 11:04
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte mais próximo de ser concretizado
Parque de energia eólica offshore/Imagem: Divulgação

Proposta visa a implantação de um parque eólico no offshore do Rio Grande do Norte, com 300 Km² de área, 52 aerogeradores de 12 MW de potência instalada, além de duas subestações elétricas

O projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte está cada vez mais perto de começar a ser executado! A BI Energia apresentou detalhes do escopo da proposta ao Governo do Estado, em encontro virtual realizado na última quinta-feira (03), e ficou estabelecido que haverá a assinatura do Memorando de Entendimento entre os interessados dentro de duas semanas.

Leia também

Entre outros assuntos, os representantes da Bi Energia abordaram questões e licenças a serem seguidas junto aos órgãos ambientais, como o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

Segundo o engenheiro e representante da empresa Lúcio Bomfim, para iniciar as obras do parque eólico offshore, serão necessários de dois a três anos, a contar com a liberação do Ibama, termo de referência, audiência pública com as comunidades e projeto executivo.

O projeto visa a implantação de um parque eólico no offshore de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande, cidades do Rio Grande do Norte, com 300 Km² de área, 52 aerogeradores de 12 MW de potência instalada, somando 624 MW, além de duas subestações elétricas. Segundo a Bi Energia, estima-se que sejam gerados 3,1 mil Gwh/ano.

Potencial eólico do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é um dos estados do Nordeste com maior portencial para abrigar projetos de energia eólica no país. Atualmente, o RN tem 164 usinas em operação, 19 em construção e outros 84 projetos contratados, em que as obras ainda não foram iniciadas e apresenta capacidade instalada para geração de 4.450 MW de energia.

Segundo a governadora do estado, Fátima Bezerra, o RN tem aumentado a sua capacidade, inclusive por meio de parcerias e investimentos como esse da Bi Energia, e continua liderando o ranking da produção eólica no Brasil.

Sobre a Bi Energia

A BI Energia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) idealizada para a construção do primeiro parque eólico offshore do Brasil. A empresa faz parte do grupo de empresas da BI Holding Participações e Investimenos que possui foco em produção e geração de energia.

O projeto da BI Energia localiza-se na Caucaia-CE, entre os portos do Pecém e Mucuripe e está projetado para abastecer aproximadamente 25% da necessidade energética do Estado. Essa experiência com projetos no Ceará fez acelerar projetos de eólica offshore no Rio Grande do Norte.

Relacionados
Mais recentes