Vale Gás 2021 começa a ser liberado nos estados do Nordeste

Valdemar Medeiros
por
-
21-05-2021 13:15:28
em Economia, Negócios e Política
Vale gás - Governo - Nordeste - Auxilio Programa vale gás 2021: Fonte: Reprodução Google

Com o preço do gás de cozinha em alta, o Governo criou um auxílio para a população que se encontra em vulnerabilidade social e já começou a liberar na região Nordeste

Com o objetivo de ajudar pessoas de baixa renda, que enfrentam dificuldades em comprar um dos produtos que mais encareceu no mercado, o Governo criou o Programa Vale Gás, que já começou a liberar o acesso ao auxílio nos estados da região Nordeste do país, como Maranhão e Ceará já estão recebendo.

Leia também

A crise econômica e alta do gás de cozinha

Vivendo uma das maiores crises econômicas já vistas, a população brasileira está recebendo bem menos que o necessário para garantir suas despesas, sem contar que alguns trabalhadores autônomos, devido à pandemia não podem sair de suas casas.

Por conta dessas situações, alguns estados do Nordeste, como Ceará e Maranhão, já passaram a receber o vale gás. Ainda devido à pandemia, a elevação nos preços dos produtos tem sido um obstáculo para diversos consumidores. Um desses produtos é o gás de cozinha, uma vez que o preço médio é de R$ 80.

Aprovação do vale gás 2021

No mês de março, a proposta já era discutida pelo Governo (mostrada anteriormente em outra matéria do CPG). O autor da proposta foi o Senador Paulo Paim (PT-RS), porém, alguns obstáculos, como o valor do auxílio, que iria ter que sofrer algumas alterações uma vez que em várias regiões os preços variam.

Nesta época, não havia previsão de quando seria disponibilizado, pelo Governo, o auxílio que contribuía com os necessitados e ainda havia uma grande chance da ideia não ser aprovada, pois o Planalto estaria tentando evitar ao máximo novos gastos.

Com a ideia de Paim, para o vale gás 2021, pessoas em situação de baixa renda seriam os principais contemplados e, para recebê-lo, a população deveria estar cadastrada no Cadúnico, que é a mesma lista que define quem está dentro ou fora do Programa bolsa família. Segundo Paim, para receber o auxílio do Governo, seria necessário ter uma renda per capita menor que meio salário mínimo.

Saiba como funciona o programa vale gás do Governo no Nordeste

Para a região nordeste, principalmente no estado do Maranhão, o vale gás já está sendo distribuído. A entrega começou a ser feita no início deste mês de maio e já cobriu cerca de 115 famílias. Como dito anteriormente, é imprescindível que o consumidor esteja inscrito no Cadúnico e que comprove que não possui nenhuma fonte de renda.

A triagem está sendo realizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Aqueles que já receberam o auxílio terão direito a receber até três recargas no vale gás. Vale lembrar que é necessário que o cidadão possua o botijão para fazer a recarga.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.