Negociações visam reduzir perdas causadas por tarifas dos EUA e ampliar exportações paulistas
A abertura do mercado japonês para produtores de carne bovina de São Paulo entrou na pauta do governador Tarcísio de Freitas. A iniciativa busca compensar prejuízos estimados em US$ 1 bilhão após a imposição de uma tarifa de 50% pelos Estados Unidos, medida que atingiu diretamente o setor.
Segundo o O Globo, Tarcísio se reuniu com o vice-cônsul do Japão em São Paulo, Tomu Shimizu, e representantes de frigoríficos paulistas para apresentar a qualidade e a rastreabilidade da carne local. O estado aposta na criação de gado em confinamento, modalidade que agrada mais ao consumidor japonês, e na proximidade com o Porto de Santos como diferencial logístico.
Estratégia para conquistar o mercado japonês
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP informou que já negocia a vinda de uma missão técnica japonesa para visitar confinamentos e propriedades no estado ainda neste semestre. O objetivo é mostrar, in loco, a qualidade do produto e garantir que as exigências sanitárias do Japão sejam atendidas.
-
Imposto de Renda 2026: 9,58 milhões de contribuintes entram no maior lote de restituição já registrado pela Receita Federal, mas um detalhe sobre quem recebe primeiro está despertando atenção em todo o país
-
Itaú muda o jogo do trabalho híbrido, exige mais dias no escritório a partir de 2028 e deixa funcionários de olho no calendário, no trânsito e na nova rotina presencial
-
Com a escassez de mão obra, Japão planeja investir R$ 173 milhões para atrair trabalhadores estrangeiros em setores da Construção Civil, Saúde, Indústria e Comércio
-
Cidade dá salto impressionante, sai da 354ª posição e vira a 4ª mais rica do país, superando grandes capitais com PIB de R$ 134,1 bilhões
O deputado estadual Lucas Bove (PL), que articulou a aproximação, destacou que o Japão importa cerca de 700 mil toneladas de carne bovina por ano e poderia ter o Brasil como alternativa à Austrália e aos Estados Unidos. A entrada nesse mercado, no entanto, depende do cumprimento de rígidos critérios sanitários.
Desafios e concorrência interna
O Brasil foi declarado livre da febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em maio, mas a abertura de novos mercados é um processo demorado. O Japão, por exemplo, dá prioridade a estados livres da doença sem vacinação status que já é realidade em regiões do Sul, mais avançadas no processo documental.
O Ministério da Agricultura também negocia com o Japão, mas as tratativas atuais estão concentradas nos frigoríficos sulistas. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) defende que a aprovação inclua frigoríficos de todo o país para evitar concentração de benefícios em apenas uma região.
Você acha que São Paulo conseguirá abrir espaço no mercado japonês de carne bovina? Essa estratégia pode reduzir a dependência das exportações para os EUA? Deixe sua opinião nos comentários e participe do debate.
