1. Início
  2. / Construção
  3. / Primeiro túnel submerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percurso de 50 para 2 minutos, mas tem um problema: Ministério e Governo divergem sobre lançamento do projeto
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 6 comentários

Primeiro túnel submerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percurso de 50 para 2 minutos, mas tem um problema: Ministério e Governo divergem sobre lançamento do projeto

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 22/01/2025 às 00:35

Construção do primeiro túnel submerso do Brasil, ligando Santos a Guarujá, promete transformar a mobilidade e a logística na região. Com investimento de R$ 6 bilhões, o projeto enfrenta divergências entre Governo Estadual e União quanto ao cronograma.

Não é todo dia que uma obra promete transformar radicalmente a mobilidade urbana e ainda inaugurar um marco na engenharia nacional.

Imagine cruzar o canal entre Santos e Guarujá, em São Paulo, em apenas dois minutos, em vez de enfrentar longas esperas pelas balsas.

No entanto, o cronograma do primeiro túnel imerso do Brasil, avaliado em quase R$ 6 bilhões, ainda é motivo de controvérsia entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Governo do Estado de São Paulo.

Segundo informações atualizadas, o Governo de São Paulo quer lançar o edital de leilão em fevereiro de 2025, enquanto a União planeja a publicação apenas em junho.

A documentação, atualmente em análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), é o ponto central do embate.

Divergências sobre o cronograma

O Secretário Estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou que o Governo de São Paulo pretende solicitar a dispensa da análise do TCU para acelerar o processo e viabilizar o lançamento do edital em fevereiro.

Por outro lado, o Ministério de Portos e Aeroportos segue o cronograma original e encaminhou o projeto ao TCU no final de 2024.

O tribunal tem até abril para emitir um parecer, o que significa que, se o cronograma federal for mantido, o edital só será publicado em junho, com a realização do certame prevista para agosto.

Esse impasse atrasa o início de uma das obras mais aguardadas para a região da Baixada Santista.

Características do projeto

O túnel, com cerca de 870 metros de extensão, será construído no canal aquaviário do Porto de Santos e ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao Distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá.

Essa travessia, que hoje depende de balsas demoradas, será feita em apenas um minuto e meio por meio do novo sistema viário.

Além das seis vias para veículos, o projeto inclui espaços exclusivos para ciclistas e pedestres, garantindo maior segurança e acessibilidade.

Outra inovação é a previsão de integração futura com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), otimizando o transporte público na região.

Parceria e financiamento

A obra será executada por meio de uma parceria público-privada (PPP). De acordo com o Governo Federal, os recursos serão divididos entre o Governo Estadual, a União e investidores privados.

Segundo o portal “Construction Time”, 86% dos custos serão financiados por fontes públicas, igualmente divididos entre o Estado de São Paulo e o Governo Federal.

O acordo de cooperação foi firmado em fevereiro de 2024, durante um evento que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na sede da Autoridade Portuária de Santos.

Duas semanas depois, o pacto foi formalizado com a assinatura do acordo de cooperação técnica (ACT).

Tecnologia e inovação

A construção do túnel é um desafio técnico que utiliza tecnologias de ponta.

Seis módulos de concreto serão pré-fabricados em uma doca seca, testados para garantir vedagem e impermeabilidade e, posteriormente, submersos e ancorados no leito do canal.

Sistemas eletrônicos de alta precisão serão utilizados para assegurar o alinhamento perfeito dos módulos.

Para proteger a estrutura, será aplicada uma camada de pedras sobre o túnel, garantindo segurança contra impactos de embarcações e outros riscos.

Essa abordagem inovadora reflete a complexidade e a importância estratégica do projeto.

Impactos na mobilidade e no meio ambiente

A construção do túnel imerso promete não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também trazer ganhos ambientais significativos.

Segundo estimativas, a demanda pelas balsas será reduzida em 70%, o que resultará em uma diminuição de 53% nas emissões de dióxido de carbono pelos veículos.

A integração com o VLT também contribuirá para a sustentabilidade da região, tornando o projeto um exemplo de infraestrutura moderna e ambientalmente responsável.

Para os moradores e turistas, a mudança representa um futuro mais ágil e limpo na Baixada Santista.

O futuro da Baixada Santista

Mais do que uma solução para a travessia entre Santos e Guarujá, o túnel imerso simboliza um salto para o desenvolvimento regional.

O projeto promete descongestionar a Rodovia Cônego Domênico Rangone e otimizar o fluxo de embarcações no Porto de Santos, consolidando a infraestrutura local como um modelo para outras regiões do país.

Entretanto, a pergunta que fica é: será que a obra conseguirá cumprir todos os prazos e promessas feitas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
7 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
plautus cunha f
plautus cunha f
23/01/2025 04:49

Obra muito importante para todo o complexo portoviario, se os”egos” se contiverem a obra sai caso contrário só mais um plano inatingível

Rubens
Rubens
23/01/2025 07:49

Se n deram conta de fazer as obras da copa em Cuiabá imagina um túnel submerso.mais uma obra pra enriquecer alguns políticos

Rubens
Rubens
23/01/2025 07:55

Nosso país n tem mais reação pra nada o povo aceita tudo.E ainda tem os políticos q saem daqui pra se umilhar pra americano c…q falou na cara de todo mundo q n precisa de Nosso país.presidente lixo

Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x