Empresa da Suíça desenvolve ‘tapete’ de painel solar que pode ser instalado nos trilhos de trem. Além de gerar eletricidade, o equipamento pode ser facilmente removido para manutenções.
A Sun-Ways, startup da Europa, criou um dispositivo mecânico para instalar painéis solares removíveis em trilhos de trem para gerar eletricidade. A novidade pode ser instalada em metade das linhas ferroviárias no mundo inteiro, de acordo com a startup de energia sediada na Suíça.
‘Tapete’ de painel solar não gera impactos visuais
Segundo Baptiste Danichert, cofundador da Sun-Ways, a área entre os trilhos de trem é grande o suficiente para portar o painel solar de tamanho padrão sem impedir a passagem do grande veículo. Desta forma, a Suíça poderia produzir parte da eletricidade necessária para as atividades.
Grandes instalações são difíceis de construir por conta da ausência de espaço disponível. Os painéis solares entre trilhos, por outro lado, não geram impacto visual ou ambiental.
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A Sun-Ways utiliza painéis solares pré-montados de fábrica da Suíça. Os painéis de um metro de largura são simplesmente posicionados entre os trilhos do trem e fixados aos trilhos através de um mecanismo de pistão.
Um trem desenvolvido pela Scheuchzer, empresa suíça de manutenção de trilhos, realiza a instalação do tapete de painel solar mecanicamente. O veículo espalha o equipamento ao longo dos trilhos do trem como um tapete de painel solar que se desenrola enquanto viaja, segundo a startup. A instalação de painéis solares para gerar eletricidade ao longo de trilhos de trem não é um conceito novo.
Componentes fotovoltaicos montados em dormentes ferroviários estão sendo testados por duas empresas, a Greenrail, da Itália, e a Bankset Energy, da Inglaterra. Entretanto, em parceria com o EPFL, o Swiss Federal Technology Institute em Lausanne, a Sun-Ways é a primeira a patentear um sistema que pode ser removido.
Possíveis obstáculos a serem superados
Danichert afirma que a inovação é a capacidade de remover o tapete de painel solar para realizar tarefas de manutenção como retificação de trilhos. Os comboios continuam percorrendo as linhas sem incidentes, devido ao esmerilhamento ferroviário.
A eletricidade seria enviada para a rede elétrica e utilizada para alimentar residências. Por outro lado, utilizar energia para operações ferroviárias é algo mais complicado e exigiria tecnologia especializada, segundo o executivo da empresa.
O esforço experimental da empresa ainda tem muito a provar. A União Internacional das Ferrovias teme que os painéis solares desenvolvam microfissuras, aumentando o risco de incêndios florestais, ou até mesmo distraiam os maquinistas com reflexos. Sendo assim, para que os reflexos não atinjam os olhos dos maquinistas, a empresa afirma que seus painéis são mais duráveis do que os convencionais.
Tapete de painel solar pode gerar 1 Terawatt-hora de energia por ano
A rede ferroviária da Suíça conta com uma extensão total de 5.317 km e, em tese, toda ela poderia ser coberta com painéis solares. Isso cobriria uma área de aproximadamente 760 campos de futebol, desconsiderando túneis e locais com luz solar limitada. Com o equipamento, os trilhos de trem podem gerar 1 Terawatt-hora de energia solar por ano, ou seja, cerca de 2% da demanda total de eletricidade do país, segundo a Sun-Ways.
Os objetivos da startup vão além da região alpina, planejando expandir seu alcance nos próximos anos em outras regiões da Europa, incluindo as nações vizinhas Alemanha, Itália e Áustria, assim como Estados Unidos e Ásia.
O executivo da empresa afirma que há mais de um milhão de km de linhas ferroviárias no mundo e a expectativa é que metade dos trilhos de trem do mundo podem ser equipados com seu sistema.