Menu
Início Prefeitura do Rio e Ocyan assinam parceria público-privada que beneficiará Casa da Juventude do Centro

Prefeitura do Rio e Ocyan assinam parceria público-privada que beneficiará Casa da Juventude do Centro

27 de novembro de 2023 às 17:05
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Prefeitura do Rio e Ocyan assinam parceria público-privada que beneficiará Casa da Juventude do Centro
Laryssa Lomenha JUVRio

É a primeira vez que um bem público municipal da área social é “adotado” por uma empresa. Em apenas um ano, a Casa já beneficiou mais de 17 mil jovens em cursos de qualificação

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) comemorou, na manhã deste sábado (25/11), o primeiro aniversário da Casa da Juventude da região central da cidade, localizada na Rua Santo Cristo. O lugar é um polo de formação e atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade da região e já beneficiou 17.743 pessoas entre 15 e 29 anos em apenas um ano de existência. A novidade é que, a partir de agora, a Casa conta com o apoio da Ocyan, empresa do ramo de óleo e gás, por meio de uma parceria público-privada (PPP) inédita e agora passa a se chamar Casa da Juventude Ocyan. É a primeira vez, na cidade do Rio, que o sistema de “adoção” de um bem público é voltado para um equipamento da área social. 

Salvino Oliveira, secretário da Juventude Carioca, lembrou a importância de espaços como as Casas da Juventude na inserção dos jovens no mercado de trabalho. 

Artigos recomendados

“A Casa da Juventude do Centro da cidade tem capacidade de atendimento de até 1.500 jovens por mês, com cursos on-line e presenciais. É um centro de referência para esses jovens em uma região tão vulnerável. A Providência, que fica aqui do lado, é a primeira favela do Brasil e representa um desafio para o Poder Público que começa a ser superado por equipamentos públicos e parcerias como essa, na qual há uma união para transformar a vida de milhares de jovens todos os anos”, disse o secretário. 

O CEO da Ocyan, Roberto Ramos, confirmou o compromisso firmado com a JUVRio para o acolhimento e qualificação de jovens na Casa da Juventude. A empresa será responsável pela revitalização interna das instalações físicas da unidade e promoverá ações para fomentar a educação e o trabalho, incentivando oficinas especialmente por meio do voluntariado de seus integrantes. 

“Para mim, esse é um resgate da capacidade de sonhar, promovendo o crescimento como pessoa e cidadão. Temos muitas ideias inovadoras para programas profissionalizantes que possam gerar futuros profissionais em profissões que nos interessam como a de torneiro mecânico, por exemplo. Podem ter certeza de que estamos comprometidos com isso”, afirmou Ramos. 

A festa contou com uma série de serviços gratuitos para a população como isenção de segunda via de documentos, serviços de saúde, barbeiro e trancista, além de apresentação musical, de dança e DJ. Participaram da comemoração as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, a Guarda Municipal, CET-Rio, Fundação Leão XIII e o Detran.

 

As Casas da Juventude

De portas abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, as Casas da Juventude têm como foco o atendimento aos jovens realizadores locais e a juventude em vulnerabilidade. As Casas acolhem jovens de diferentes perfis sociais como moradores de favelas e regiões periféricas, membros de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos, de famílias beneficiárias de programas sociais, jovens mães, em distorção da idade-série ou fora da escola, e aqueles que cumprem medida socioeducativa. As Casas também recebem egressos do sistema prisional, pessoas em situação de abrigamento ou em situação de rua. 

Atualmente, a JUVRio possui mais duas unidades além da Casa do Centro: uma no Morro dos Macacos e outra no Chapadão, na Zona Norte. Para se inscrever em qualquer curso das Casas da Juventude, basta acessar as redes sociais da secretaria: www.instagram.com/juvrio. Também é possível realizar o preenchimento presencialmente, nas unidades. O formulário de participação nas oficinas fica aberto de forma recorrente, e as turmas são formadas sempre no mês seguinte à inscrição. Basta ficar de olho e escolher o que estudar. Todos os cursos têm duração de um mês, oferecem certificados e são gratuitos.

 

Cursos disponíveis atualmente nas Casas da Juventude 

Curso de Barbeiro

Design Sobrancelha 

Manicure 

Curso de Trancista 

Curso de Maquiagem 

Curso Fotografia 

Curso de Libras 

Curso de Inglês Básico 2 

Curso de Produção de Eventos 

Pré-Vestibular 

Informática 

Aula Samba 

Curso de Boxe 

Curso de Depilação 

Jiu-Jitsu 

Curso de Inglês Pré-Intermediário 

Curso de Inglês Básico 2 

Curso de Inglês Intermediário 

Informática


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar