Prefeitura pede a autorização para entrar em consenso com a Companhia Paraense de Energia (Copel), no investimento da Usina Fotovoltaica e de Biomassa Caximba S/A.
O projeto de lei da usina solar e de biomassa já foi aprovado, tanto a prefeitura como a Copel, irão constituir uma união propositalmente específica, de capital fechado e dotada de personalidade jurídica de direito privado, para a implantação e gerenciamento da UFB Caximba, onde já se encontrou o aterro sanitário da cidade, em funcionamento até o ano de 2010.
Leia também
Segundo a justificativa do projeto para a usina solar, encaminhado à Câmara Municipal, a produção anual de energia será em torno de 18,6 mil MWh, o que é correspondente a cerca de 10 mil residências.
Projeto de usina solar e de biomassa, da prefeitura de Curitiba com a Copel baseia-se na geração distribuída
Segundo a prefeitura e a Copel, o projeto se baseia na modalidade de geração distribuída, na qual as unidades vendem a energia gerada à rede de distribuição e são compensadas pela distribuidora com um crédito para a utilização da rede. De acordo com a prefeitura, a energia que será produzida pela usina solar e de biomassa, deve representar mais de 45% do consumo nos prédios municipais.
-
Avanço em energia renovável: Projeto de R$ 150 milhões lançado por Petrobras e Finep busca criar eletrolisadores de última geração para hidrogênio verde, fortalecendo pesquisa nacional e preparando o Brasil para disputar espaço em um mercado energético bilionário
-
Avós analfabetas ou semialfabetizadas foram treinadas para consertar sistemas solares, abrir oficinas rurais e iluminar casas que ainda dependiam de querosene
-
O mundo apostou no hidrogênio verde como combustível do futuro, mas agora encara o efeito colateral: produzir 1 quilo exige cerca de 9 litros de água ultrapura, e os maiores projetos do planeta ficam justamente nas regiões mais secas da Terra, onde a água já falta para as pessoas
-
África tem cerca de 500 mil torres de celular e a maioria ainda queima diesel para funcionar, enquanto empresas correm para cobrir antenas com energia solar e evitar apagões no sinal
Sendo assim, serão duas unidades diferentes. A Copel é responsável pelo projeto da usina de biomassa, que gerará energia a partir ds resíduos vegetais produzidos na cidade.
E o município, com apoio do Grupo de Grandes Cidades para Liderança Climática (C40), ficará a par do planejamento da usina solar fotovoltaica, que terá a forma de uma pirâmide, e será edificada sobre a montanha de lixo compacto do antigo aterro. O desenho seria fruto da ideia do próprio prefeito em conjunto com o arquiteto Guilherme Klock.

Seja o primeiro a reagir!