Prefeitura de Curitiba e Copel serão sócias em usina solar e de biomassa no Caximba

Valdemar Medeiros
por
-
16-12-2020 11:46:38
em Energia Renovável
Prefeitura - usina solar - copel usina solar – modelo

Prefeitura pede a autorização para entrar em consenso com a Companhia Paraense de Energia (Copel), no investimento da Usina Fotovoltaica e de Biomassa Caximba S/A.

O projeto de lei da usina solar e de biomassa já foi aprovado, tanto a prefeitura como a Copel, irão constituir uma união propositalmente específica, de capital fechado e dotada de personalidade jurídica de direito privado, para a implantação e gerenciamento da UFB Caximba, onde já se encontrou o aterro sanitário da cidade, em funcionamento até o ano de 2010.

Leia também

Segundo a justificativa do projeto para a usina solar, encaminhado à Câmara Municipal, a produção anual de energia será em torno de 18,6 mil MWh, o que é correspondente a cerca de 10 mil residências.

Projeto de usina solar e de biomassa, da prefeitura de Curitiba com a Copel baseia-se na geração distribuída

Segundo a prefeitura e a Copel, o projeto se baseia na modalidade de geração distribuída, na qual as unidades vendem a energia gerada à rede de distribuição e são compensadas pela distribuidora com um crédito para a utilização da rede. De acordo com a prefeitura, a energia que será produzida pela usina solar e de biomassa, deve representar mais de 45% do consumo nos prédios municipais.

Sendo assim, serão duas unidades diferentes. A Copel é responsável pelo projeto da usina de biomassa, que gerará energia a partir ds resíduos vegetais produzidos na cidade.

E o município, com apoio do Grupo de Grandes Cidades para Liderança Climática (C40), ficará a par do planejamento da usina solar fotovoltaica, que terá a forma de uma pirâmide, e será edificada sobre a montanha de lixo compacto do antigo aterro. O desenho seria fruto da ideia do próprio prefeito em conjunto com o arquiteto Guilherme Klock.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.